Se quiser continuar sonhando com o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro, a Inter terá que se superar esta tarde. Enfrenta o Caxias, às 15h, no Estádio Centenário, pelo jogo de volta do mata-mata da segunda fase da Série D. Ouça o jogo pelo Rápido no Ar e pela Melhor AM (770) e FM (82,9).
O time gaúcho venceu o jogo de ida por 1 a 0, no Limeirão, gol do meia Lustosa. Se vencer por um gol de diferença a vaga das oitavas de final será decidida nas penalidades máximas. Se vencer por dois gols ou mais, avança de fase e pega o ganhador de Ceilândia/DF x Vitória/ES.
O técnico Júnior Rocha quebrou a cabeça durante a semana para colocar em campo um time ideal. Uma coisa é certa. O lateral-direito Muriel volta de suspensão automática e retoma seu lugar no time. Negueba vai para o banco de reservas.
O lateral-esquerdo Gustavinho e os meias Juninho (recuperado de lesão) e Bruno Menezes treinaram como titulares no último coletivo da Internacional antes da viagem para Caxias. Ficaram de fora do time principal o lateral César Morais, o meia Kauê e o atacante Mateusinho. O treinador leonino ainda tirou Joel e testou Ueslei Brito no ataque, com João Felipe, artilheiro do time com quatro gols, fazendo a função de um camisa 9.
O jogo será especial para Balardin, que completará 139 jogos pelo Leão e se tornará o 16º jogador que mais vestiu a camisa do clube, junto com Daniel Júnior e Gilcimar.
Na atual Série D, a Inter venceu apenas dois jogos como visitante: 2 x 1 Ferroviária (João Felipe e Kadu) e 1 x 0 XV de Piracicaba (Mateusinho). Por três vezes o Leão empatou: 1 x 1 Patrocinense (João Felipe), 2 x 2 CRAC (Bruno Menezes e João Felipe) e 0 x 0 Cascavel. As únicas duas derrotas foram para Operário/MS e Maringá, ambas por 1 a 0. O aproveitamento é de 42,8%, pois dos 21 pontos em disputa, o Leão só conquistou 9.
Por outro lado, o Caxias é um mandante competente nesta Série D. Dos sete jogos que disputou, venceu seis: 2 x 0 Concórdia (Eron e Augusto), 2 x 1 Brasil de Pelotas (Dirceu e Eron), 1 x 0 Camboriú (Eron), 2 x 0 Novo Hamburgo (Eron (2)), 3 x 1 Aimoré (Eron (2) e Ricardo Lima) e 2 x 1 Sãojoseense (Eron e Peu). A única derrota foi para o líder Hercílio Luz por 1 a 0. Aliás, jogo que custou o emprego do técnico Tcheco.
O técnico Gerson Gusmão terá time completo para o jogo. O lateral-esquerdo Peu e o meia Galvan voltam de suspensão. Como Jonathan, que jogou o Paulistão de 2020 pela Inter, agradou, ele seguirá como titular. Já Galvan pode ficar com o lugar de Feijão na equipe.
Números
A última vez que a Inter disputou um mata-mata de Campeonato Brasileiro foi na Série C de 2003. O Leão perdeu o jogo de ida para o União Bandeirante, do Paraná, por 2 a 0, no Estádio Luís Meneghel, gols de Joel, de falta e Ademir. No duelo de volta, o Leão venceu por 1 a 0, gol de Maranhão aos 37 minutos do 2º tempo e por isso, foi eliminado.
Recentemente a Inter disputou alguns mata-matas. Na Copa Paulista de 2013, a Inter foi eliminada pelo São Bernardo. Venceu no Limeirão por 1 a 0 e perdeu no ABC por 3 a 0. Na Copa Paulista de 2014 foi a vez do XV de Piracicaba eliminar a Inter, vencendo os dois confrontos: 1 a 0 no Major Levy e 4 a 1 no Barão da Serra Negra.
No acesso para a Série A-2 de 2017, a Inter eliminou o Desportivo Brasil, empatando por 1 a 1, em Porto Feliz e vencendo no Limeirão por 2 a 1. Depois, passou pelo Monte Azul, empatando por 1 a 1, fora de casa e vencendo, de virada, por 2 a 1, no Limeirão, com dois gols de Eder Paulista.
Na Copa Paulista de 2017, a Inter eliminou o Linense nas quartas de final, vencendo por 2 a 1, em Lins e empatando por 1 a 1, no Limeirão. Nas semifinais passou pelo XV de Piracicaba nos pênaltis, após cada time vencer em sua casa por 2 a 1.
Será a oitava vez que a Inter jogará no Rio Grande do Sul. As sete foram pelo Campeonato Brasileiro da Série A. O Leão não venceu nenhuma. Foram quatro empates e três derrotas.
A Inter enfrentou o Inter/RS em duas oportunidades no Gigante da Beira-Rio e empatou ambas. Em 21/02/1981 o placar foi de 1 a 1. Vágner marcou em favor do Colorado e contra. Já em 04/10/1989, os times ficaram no 0 a 0.
Contra o Grêmio o Leão nunca se deu bem no Estádio Olímpico. Em 05/04/1981, vitória do Tricolor por 1 a 0, gol do zagueiro Newmar. Em 28/10/1989, o Grêmio fez 2 a 0, gols de Paulo Egídio e Kita (lei do ex). No ano seguinte, novamente em 28 de outubro, o Grêmio venceu por 3 a 0 na Veterana, gols de Caio (2) e Maurício.
Contra o São Paulo/RS foram dois encontros e dois empates no Estádio Aldo Dapuzzo. Em 25/11/1979 o placar foi de 0 a 0 e em 20/03/1982, um eletrizante 2 a 2, com dois gols do ponta Lela.
Caxias x Internacional
Caxias – Volpi; Marcelo Ferreira, Fernando, Ricardo Lima e Jonathan; Marlon, Pedro Cuiabá e Lustosa; Feijão (Galvan), Eron e Marcelinho. Técnico – Gerson Gusmão.
Internacional – Victor Golas; Muriel, Balardin, Diego Jussani e Gustavinho; Vinícius Kiss, Lucas Buchecha, Juninho e Bruno Menezes; João Felipe e Joel Pantera Negra. Técnico – Júnior Rocha.
Árbitro – Bruno Pereira Vasconcelos (Bahia)
Local – Estádio Centenário, em Caxias, às 15h.