Depois de 33 anos, a Internacional voltará a enfrentar um time gaúcho no Limeirão pelo profissional. O Caxias vem a Limeira neste sábado, às 16h, pela partida de ida do mata-mata da segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série B. Jogo de volta será no domingo, dia 6, às 15h, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Em 230 jogos que Internacional realizou até agora em Campeonatos Brasileiros em sua história (77 vitórias, 76 empates e 77 derrotas), o Caxias será o 80º adversário diferente.
A última vez que o Leão recebeu um time gaúcho no Major Levy foi em 17 de outubro de 1990, pelo Brasileirão da Série A. Naquele dia, o alvinegro abriu o placar com Ribamar aos 8 minutos de jogo. Edu Lima empatou aos 38 da primeira etapa e Alberto marcou o gol da virada para o Colorado aos 44 minutos do segundo tempo.
O que chama a atenção é o público pagante. Em razão da campanha ruim do Leão naquele ano, apenas 776 torcedores pagaram ingresso. O árbitro foi o baiano Manuel Serapião Filho.
A Internacional perdeu com Silas; Mauro, Lica, Marco Antônio e Pecos; Manguinha, Ribamar e Douglas; Formiga (João Renato), Nando (Ronaldo Marques) e Claudinho. Técnico – Valdemar Carabina.
O Internacional/RS venceu com Maizena; Chiquinho, Sandro Becker, Ricardo e Daniel Franco; Simão, Paulinho Criciúma e Luís Fernando Gomes; Alex Rossi (Alberto), Hamilton e Edu Lima. Técnico – Ênio Andrade.
Será apenas o quinto confronto da Inter contra um time gaúcho no Limeirão. O primeiro duelo foi em 28 de novembro de 1979, também pela Série A do Brasileiro. O Internacional de Porto Alegre venceu por 1 a 0, gol de Valdomiro aos 21 minutos do 1º tempo. Foram 12.732 pagantes e o árbitro foi o carioca Wilson Carlos dos Santos.
A Internacional perdeu com: Marcos Passarinho; Volmil, Alexandre Pimenta, Beto Lima e Donizete; Miguel (Vininho), Elói e Escurinho; Mazinho (Guinga), Camargo e Marquinhos Capivara. Técnico – Alfredo Sampaio.
O Internacional/RS levou a melhor com: Benitez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Falcão, Jair e Batista (Toninho); Valdomiro (Adilson), Bira e Mário Sérgio. Técnico – Ênio Andrade.
Em 15/03/1981, a Internacional recebeu pela primeira vez o Grêmio no Major Levy e venceu por 3 a 1, gols de Elói (2) e Marcão. O árbitro foi o carioca Valquir Pimentel e o público pagante de 10.144.
A Internacional venceu com Serginho; Suemar, Joilson, Bolívar e Celso; Tornado, Toinzinho (Salomão) e Elói; Camargo (Alexandre Pimenta), Marcão e Simões. Técnico – João Francisco.
O Grêmio atuou no Limeirão com: Emerson Leão; Casemiro Mior, Newmar, Hugo De Leon e Dirceu; China, Wilson Taddei (Odair) e Paulo Isidoro; Renato Sá, Baltazar (Edir) e Tarciso. Técnico – Ênio Andrade.
O terceiro confronto contra gaúchos em Limeira foi registrado em 11/03/1982, também pela Série A. Vitória leonina diante do São Paulo/RS por 3 a 0, gols de Elzo, Elísio e Lela. Foram 1.724 pagantes e o árbitro foi o paranaense Tito Rodrigues.
A Internacional venceu com: Serginho; Nonoca, Joílson, Bolívar e Carlão; Carlos Alberto Seixas, Elzo e Vandinho; Lela, Elísio (Marcão) e Paulo Roberto (Wallace). Técnico – Celso Marão.