A BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira, realizou 48.887 análises laboratoriais da água produzida e distribuída em toda a área urbana da cidade no primeiro semestre de 2023. Em 100% dos ensaios, os resultados apontaram que o produto atende plenamente as conformidades legais quanto à sua potabilidade, reforçando o compromisso da companhia com o rigoroso controle de qualidade em todo o processo.
As análises foram realizadas com amostras de todas as etapas, desde a água bruta captada dos mananciais que abastecem o município, durante o processo de tratamento, depois de tratada e também do produto final distribuído e que chega aos clientes.
Monitorar e garantir que a água tratada está dentro dos padrões legais de conformidade significa que o recurso retirado dos mananciais recebeu um tratamento correto, conduzido por profissionais qualificados e seguindo metodologia moderna antes de chegar aos imóveis com qualidade e segurança ideais para o consumo.
“A maneira como conduzimos nossos processos de controle da qualidade visa sempre a excelência do produto final entregue aos clientes. Assegurar que a água atenda sempre aos padrões de potabilidade exigidos por lei é uma responsabilidade que nos leva a demandar esforços contínuos, com pessoal qualificado e processos rigorosos”, afirma Alexandre Leite, gerente de operações da BRK.
95% das análises feitas em laboratório próprio
Do total de análises, 44.503 delas, que correspondem a 95%, foram realizadas em laboratório próprio da BRK, enquanto as demais 2.384 seguiram para ensaios em laboratórios externos. Os testes realizados consideraram 105 parâmetros, que estão previstos pela Portaria 888/21 do Ministério da Saúde.
A concessionária reporta 100% dos resultados das análises para o Sistema de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), que é um sistema de informações técnicas aberto à consulta pública. Limeira conta ainda com um Plano de Segurança da Água (PSA), que tem como objetivo proporcionar mais controle e rigor ao processo de tratamento. A cidade é uma das poucas do Brasil a adotar o plano.
A população pode acompanhar os resultados das análises mensais feitas pela concessionária em relatórios disponibilizados para consulta no site www.brkambiental.com.br/limeira. A BRK também distribui anualmente em todos os imóveis o relatório anual de qualidade da água, em que são divulgados os resultados totalizados das análises de potabilidade realizados no ano anterior. Esse relatório também está disponível no site da concessionária.
BRK disponibiliza canais para tirar dúvidas
Em casos de dúvidas sobre a qualidade da água, a BRK disponibiliza seus canais de atendimento. O telefone 0800 771 0001 tem ligação gratuita e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Se preferir, o cliente ainda pode utilizar o WhatsApp (11) 99988-0001, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 20h, e aos sábados, das 8 às 14h.