Garantir o atendimento com excelência é parte do compromisso da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto de Limeira. E, nesta quarta-feira (20), em que se comemora o Dia do Leiturista, a empresa destaca a importância desse profissional que é um dos responsáveis pela aproximação entre a companhia e os clientes.
Em Limeira, a BRK conta com 23 profissionais que realizam o serviço de maneira setorizada, ou seja, por bairros da cidade. Todos os dias, os leituristas da concessionária visitam cerca de 6 mil imóveis e, em cada visita, verificam o consumo do cliente no hidrômetro instalado no imóvel e digitam os valores no coletor de leitura, equipamento responsável por registrar o dado e enviá-lo ao sistema de gestão de serviços comerciais. Após o registro, a conta é impressa e imediatamente entregue ao cliente.
Embora pareça uma tarefa simples, são diversos os obstáculos, como chuva, cães bravos e locais de difícil acesso. Além disso, a própria leitura do hidrômetro pode ser prejudicada pela existência de lixo e poeira nas proximidades do visor, mato alto ou outras barreiras que dificultam o acesso até o cavalete.
Para além da entrega das faturas, os leituristas são os olhos da empresa nas ruas da cidade e a mão-amiga dos clientes – que ajuda na identificação de vazamentos e necessidade de troca de hidrômetro, dentre outras ações que contribuem para a manutenção dos serviços prestados.
“O leiturista é a base de todo o saneamento, é a engrenagem que faz a ciranda do saneamento girar. Tudo que o leiturista toca em campo, vira dado. E esses dados são as ferramentas através das quais se dá o processo da distribuição de água potável e a busca pela excelência também no esgotamento sanitário. Quando estamos em campo, e como lidamos com o cliente, o que falamos, como orientamos, isso tudo também tem um impacto no resultado final”, explica Nathália Santos, leiturista há oito meses.
Maria Amélia Prado, moradora de Limeira há 38 anos, conseguiu resolver um vazamento após a orientação de um agente comercial.
“A gente tem uma média que paga todo mês e um leiturista passou em casa e nos avisou que, naquele dia que era início de mês, a gente já tinha consumido duas vezes mais do que o que costumamos consumir em um mês inteiro. Portanto, havia um vazamento interno e ele me orientou a procurar um profissional de caça-vazamento e o reparo foi feito”, relata Maria.
Para exemplificar, na prática, 2 milímetros de rachadura em um cano gera um desperdício de 3,2 mil litros diários. No ano, seriam 1.152.000 litros, com um grande impacto financeiro.
“A gente ia demorar cerca de dois meses para ver essa situação, porque está em débito automático e não temos o hábito de ficar olhando. Além da questão financeira, conseguimos evitar o desperdício desse bem que é tão salutar. Foi uma atenção, uma prestação de serviço”, complementa.
O leiturista percorre mensalmente cerca de 60 quilômetros a pé, visitando residências, indústrias, prédios e comércios para realizar a medição individual do consumo de água e esgoto nos imóveis da cidade e não mede esforços para desempenhar a função essencial para o setor de saneamento.
“Somos o cartão-postal da empresa, estamos no dia a dia frente a frente com o cliente, nos relacionando com ele, tirando suas dúvidas e suas dificuldades”, relata Valmor Antonio Silveira Cintra, leiturista há 27 anos.
Neste Dia do Leiturista, devemos valorizar os profissionais que exercem suas atividades com dedicação e estão na linha de frente para a prestação dos serviços de saneamento, desempenhando um serviço essencial para a saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas.