A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo da Câmara Municipal de Limeira se reuniu na manhã desta quinta-feira, 13 de julho, com representantes do Hospital Sociedade Operária Humanitária para debater a possibilidade de ampliação dos serviços oferecidos pela instituição, visando aliviar a superlotação de leitos na Santa Casa de Limeira.
Durante a reunião, os vereadores e os representantes do hospital discutiram os problemas recorrentes relacionados à falta de leitos na Santa Casa, devido à alta demanda por atendimentos de emergência. Uma das soluções propostas anteriormente foi transferir os casos de média e baixa complexidade para o Hospital Humanitária, liberando os leitos da Santa Casa para casos de alta complexidade.
O presidente da Humanitária afirmou que o hospital está disposto a atender essa demanda, mas ressaltou que é necessário que a Secretaria de Saúde inicie as tratativas e defina quais tipos de atendimento serão direcionados a cada instituição. Ele informou também que já foi feito um pedido de 12 leitos de longa internação ao secretário de Saúde.
Durante a reunião, os representantes do Hospital Humanitária destacaram a questão financeira como um dos principais entraves para a ampliação dos serviços, uma vez que a tabela do SUS não é atualizada há mais de 20 anos e os valores pagos pelos procedimentos cirúrgicos não são atrativos para os médicos. Apesar disso, a gerente administrativa ressaltou que o hospital está cumprindo seu papel mesmo diante dessa situação financeira desfavorável.
Outro ponto discutido foi a capacidade do hospital em realizar partos. Foi sugerido que as Unidades Básicas de Saúde encaminhem os casos de baixa e média complexidade para o Hospital Humanitária, a fim de desafogar o pronto-socorro da Santa Casa. Além disso, foi mencionado que o hospital tem capacidade para dobrar a quantidade de atendimentos às parturientes, o que liberaria mais leitos na Santa Casa.
A reativação do convênio com o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) também foi abordada durante a reunião. Os representantes do Hospital Humanitária manifestaram interesse em atender o convênio, desde que o recurso financeiro seja suficiente para cobrir os procedimentos.
Outro assunto discutido foi uma denúncia recebida pela Comissão sobre o atendimento da Central de Ambulâncias, que estaria enfrentando dificuldades no atendimento à população. Os vereadores deliberaram pelo encaminhamento de um ofício à Prefeitura para solicitar esclarecimentos sobre os protocolos de utilização dos veículos.
A Comissão de Saúde, Lazer, Esporte e Turismo é responsável por apurar denúncias e fiscalizar ações relacionadas ao sistema de saúde, segurança e saúde do trabalhador, turismo e programas esportivos, recreativos e de lazer em Limeira. O colegiado é composto pelos vereadores Dr. Júlio César Pereira, Jorge de Freitas e Terezinha da Santa Casa.