A Comissão de Obras e Serviços Públicos realizou uma reunião nesta quinta-feira (13) para ouvir os moradores, que reivindicaram melhorias na segurança pública da cidade. Em resposta, o colegiado agendou uma audiência pública sobre o assunto para o dia 8 de agosto, às 18h30, no Plenário Vereador Vitório Bortolan, na Câmara Municipal de Limeira.
Segundo Danilo Moraes da Silva, Antônio Carlos Fortes e Celso Aparecido Pavilhão, os motociclistas têm enfrentado problemas de segurança devido ao aumento de furtos e roubos na cidade. Danilo informou que recentemente organizou um grupo que realizou uma carreata do Jardim Novo Horizonte até a Prefeitura de Limeira para pedir melhorias na área.
Os moradores destacaram que a insegurança afeta não apenas os motociclistas, mas também comerciantes e toda a cidade. “Nos últimos anos, a criminalidade só tem aumentado. Limeira está abandonada no que diz respeito à segurança”, afirmou Antônio.
O grupo solicita o aumento do efetivo da Polícia Militar e a presença de viaturas em pontos estratégicos da cidade durante os horários de maior movimento. “Isso aumentaria a sensação de segurança”, defendeu Danilo.
Para atender às demandas dos moradores, a comissão decidiu agendar uma audiência pública para discutir a segurança na cidade. O evento ocorrerá em 8 de agosto, às 18h30, no Plenário da Câmara, localizado na rua Pedro Zaccaria, 70, Jardim Nova Itália, e será aberto ao público. Aqueles que desejarem também poderão acompanhar a transmissão ao vivo dos trabalhos pelos canais de comunicação da Câmara no YouTube, Facebook e site.
Além disso, os parlamentares irão apresentar uma moção de apelo ao governador do estado, Tarcísio de Freitas, solicitando o aumento do efetivo da Polícia Militar em Limeira.
Reunião
Durante a reunião, os parlamentares também agendaram uma reunião com o secretário de Obras, Dagoberto Guidi, para o dia 20 de julho, a fim de questionar sobre o andamento das obras de pavimentação no bairro Residencial Rubi, que já haviam sido alvo de questionamentos em uma reunião anterior, realizada em 25 de maio.
Na ocasião, os vereadores pretendem solicitar uma avaliação sobre a viabilidade de alterar o horário da coleta de lixo na região central da cidade, pois os comerciantes têm reclamado que, devido à coleta ser feita durante a madrugada, moradores de rua estão revirando os sacos e espalhando lixo pelas ruas. Segundo eles, a mudança para o final da tarde ou início da noite resolveria o problema.
A Comissão de Obras, Serviços Públicos, Planejamento, Uso, Ocupação e Parcelamento do Solo é responsável por fiscalizar obras e serviços públicos realizados ou prestados pelo município, bem como os planos habitacionais, transporte, utilização das vias urbanas e estradas municipais, e sua respectiva sinalização.
O colegiado é composto por João Antunes Bano (Podemos), presidente; Francisco Maurino dos Santos, Ceará (Republicanos), vice-presidente; e Lu Bogo (PL), secretária. As reuniões ocorrem regularmente às quintas-feiras, a partir das 14h, e todas as deliberações são registradas em ata.