O Parque Ecológico Municipal “Engenheiro Cid Almeida Franco” – Zoo Americana mantém no inverno cuidados especiais no tratamento alimentar, na regulação da temperatura e na adequação dos recintos para algumas espécies. O trabalho visa promover o bem-estar e a qualidade de vida dos animais.
Estão recebendo atenção diferenciada, por exemplo, as espécies sucuri verde, sucuri-amarela, jiboia, píton, sagui-de-mãos-douradas, mico-leão-de-cara-dourada, sagui-de-tufo-branco, sauim-de-coleira, mico-leão dourado, sagui-de-tufo-preto, entre outros animais, provenientes de regiões mais quentes e que são mais sensíveis ao frio.
A temperatura nos recintos é controlada e a alimentação recebe reforço. “Os espaços são aquecidos a 25 graus e, no caso das cobras, são aquecidas as estruturas, como a pedra, por meio de uma resistência elétrica siliconada. Outros recintos são cobertos por lona, recebem feno, as casinhas dos micos têm aquecimento elétrico. A alimentação é mais calórica com o reforço do mel, ração com frutas, insetos, entre outros alimentos”, explica o biólogo Guilherme Guidolin Galassi.
“Temos os cuidados com os animais o tempo todo, mas no inverno algumas espécies especificamente necessitam mais atenção neste período, como os pequenos primatas e também as cobras”, disse o diretor da Unidade de Parque Ecológico, João Carlos Tancredi.
O secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira, ressaltou a importância do trabalho para a preservação das espécies e em benefício do meio ambiente. “É um trabalho criterioso, que exige atenção diária dos profissionais do Parque e fundamental para a proteção e preservação das espécies. O Parque tem esta função muito bem desenvolvida em nosso município, com a reprodução das espécies em extinção em cativeiro, ampliando o conhecimento sobre os hábitos dos animais, contribuindo para estudos e pesquisas, e com a interação dos visitantes”, disse Fabio.
O Parque Ecológico – Zoo Americana abriga cerca de 400 animais, mais de 100 espécies diferentes, numa área de 120 mil metros quadrados. O Parque também desenvolve Programas de Educação Ambiental para escolas e visitas monitoradas.
O funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 8h às 17h. O endereço é Avenida Brasil, 2525, Jardim Ipiranga. Informações pelo telefone: (19) 3406-2075.