Nova reunião realizada no Residencial Rubi definiu parte das atividades que a Prefeitura de Limeira passará a oferecer para moradores do empreendimento. O local é constituído de três blocos de 900 unidades e foi entregue pelo governo federal no início de dezembro do ano passado, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. O encontro aconteceu na última segunda-feira (29) e reuniu representantes de secretarias e de síndicas, além de comissões de moradores.
Entre as atividades já definidas, estão aula semanal de Zumba, que irá ocorrer todas as quintas-feiras, das 18h às 19h na quadra da escola “Emeief Profa. Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi; o curso de panificação que terá duração de quatro semanas (inscrições esgotadas).
Já aulas de flauta e ginástica artística também devem ser oferecidas, mas as secretarias envolvidas analisam a demanda a ser atendida. Já no campo social, diariamente, haverá atendimento de uma assistente social para todos os moradores. Os atendimentos se darão das 9h às 18h – sempre no condomínio A.
Nos próximos dias, técnicos do Ceprosom terão novamente um encontro com moradores para que ocorra uma pesquisa de campo. Com esse levantamento, será possível definir outras atividades que serão implantadas no bairro. O objetivo é garantir atendimento para todas as faixas etárias.
FÉRIAS
A largada para o início de atividades relacionadas a políticas públicas teve início na semana passada, quando o Rubi recebeu uma série de eventos voltados para as férias. Foram três dias de atividades, como competições esportivas nas quadras dos condomínios; gincana com bexigas; desenho para colorir, música, pintura facial e ainda dois projetos educativos – “Cidade do Trânsito” e “Zoomóvel” para orientação contra a dengue. A Secretaria de Saúde promoveu para o público adulto testes rápidos para sífilis e distribuição de preservativos.
As atividades foram aprovadas pelos moradores do Rubi. Uma das síndicas do empreendimento, Alessandra Silva de Oliveira mencionou a importância de ações como a programação de férias no tocante a boa convivência entre os moradores. “É fundamental para que as pessoas tenham a oportunidade de se conhecerem também”, afirmou. Moradora do Rubi, Luciana Gisele Vassoler Lourenço, disse que a atividade de férias “foi um incentivo à comunidade”. “As crianças precisam de atenção. Isso ajuda no crescimento delas e faz com que não sobre tempo ocioso”, comentou.
Várias secretarias estão envolvidas com a implantação de políticas públicas no Rubi, como Esporte e Lazer, Cultura, Educação, Saúde, Mobilidade Urbana e Habitação, além do Ceprosom e do Fundo Social de Solidariedade.