Mais de 500 residências ainda não responderam ao Censo 2022 do IBGE em Nova Odessa, de acordo com dados divulgados pela equipe responsável pelo levantamento na cidade. O questionário é obrigatório e tem como objetivo obter informações populacionais importantes para a gestão pública, incluindo a divisão dos impostos estaduais e federais. Até o momento, 22.247 residências foram recenseadas na cidade, totalizando 60.861 habitantes, para uma meta de 61.716 pessoas.
Os responsáveis pelas residências que ainda não responderam ao questionário têm até o dia 25 deste mês para entrar em contato com a equipe do IBGE por telefone ou pessoalmente no posto local, localizado na Rodoviária de Nova Odessa. O bairro com o maior número de residências ainda não recenseadas é o Jardim Santa Rosa, com 42 famílias faltantes. Os Jardins Santa Rita 1 e 2 somam 33 residências, enquanto o Monte das Oliveiras, Jardim Campos Verdes, Nossa Senhora de Fátima e Jardim São Manoel também apresentam números preocupantes.
A resposta ao questionário é obrigatória, sob pena de multa federal de 10 salários mínimos, mas os dados pessoais são sigilosos e não são compartilhados com nenhum outro órgão do governo. É importante que todas as residências respondam ao Censo para ajudar a manter o atual nível de participação na divisão dos impostos estaduais e federais e garantir que a cidade receba o valor adequado em repasses do Fundo de Participação dos Municípios e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, entre outros.
Os responsáveis pelas famílias ainda não recenseadas podem entrar em contato com a equipe do IBGE pelo telefone/WhatsApp (19) 98325-1472 ou ir pessoalmente ao Posto de Coleta em Nova Odessa, localizado na Rodoviária Municipal, na Rua Rio Branco, nº 699, em frente ao Procon.