A Prefeitura de Limeira, cidade localizada no interior do estado de São Paulo, está dando continuidade às obras de restauro do Palacete Tatuibi e de revitalização da Estação Ferroviária. Os serviços serão executados pela construtora MRV por meio de contrapartida, ou seja, sem o uso de recursos públicos. A primeira etapa das obras do Palacete Tatuibi também foi realizada dessa forma, com aprovação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município de Limeira (Condephali).
A previsão é que os trabalhos de restauração do Palacete Tatuibi ocorram durante 13 meses, a partir de julho. Paralelamente, a prefeitura fará a reforma da Praça Vitório Bortolan, que fica ao lado do Palacete, com recursos do Finisa. A área receberá melhorias como troca de pisos, de iluminação e das instalações elétricas e hidráulicas, novo paisagismo, com plantio de espécies arbóreas, e ainda terá rampa de acessibilidade.
Já as obras de revitalização da Estação Ferroviária estão entrando em sua fase final. O prédio da estação está em fase de acabamento, e as equipes concentram-se na requalificação da praça em frente à edificação. Essa é a segunda etapa de reforma do local, a primeira foi executada pela empresa Rumo também por meio de contrapartida. O projeto da reforma da Estação foi elaborado pela Secretaria de Urbanismo e aprovado pelo Condephali.
As obras da Estação Ferroviária incluíram a troca de revestimento de piso e peças sanitárias, revisão de cobertura e instalação de novas calhas e pintura. Na fase atual, foram executadas as instalações elétricas e hidráulicas, revisão do sistema de proteção contra incêndios, limpeza e tratamento dos ladrilhos hidráulicos, substituição parcial de gradis da plataforma, entre outros itens.
O prefeito de Limeira, Mario Botion, afirmou que a revitalização desses espaços históricos da cidade está sendo realizada sem o uso de recursos públicos, beneficiando toda a população. Com as obras em andamento, a expectativa é que esses locais se tornem ainda mais agradáveis para visitação e convivência, valorizando o patrimônio histórico e cultural da cidade.