Bem no dia em que o torcedor galista relembra os nove anos do acesso em cima da rival Internacional na Série A-3 com a vitória por 3 a 1, o Independente faz um jogo decisivo contra o XV de Jaú, às 10h30, no Pradão, pela 3ª rodada do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Ouça o jogo pelo Rápido no Ar.
Fazia tempo que a torcida do Independente não ficava tão empolgada com o time como agora. A sintonia entre jogadores e torcedores tem sido grande. Prova disso, é que o elenco foi aplaudido em pé na estreia, mesmo com o empate por 1 a 1 diante do União São João, em casa.
Na verdade, os torcedores sabem que o Independente vai brigar para subir este ano. Que arrumou a casa. Que organizou tudo. Que trouxe um treinador que conhece a fundo a divisão. E que montou um elenco bastante competitivo.
A vitória conquistada no sábado passado em São Carlos, diante do forte Grêmio São-Carlense – um dos favoritos ao acesso – por 1 a 0, gol do centroavante Edinho, mostrou que o Independente tem tudo para fazer uma campanha memorável este ano.
A chance de sair da Bezinha após quatro anos é grande. Mas para isso, os jogadores precisam de mais apoio, tanto financeiro por parte dos empresários, quando dos torcedores, principalmente aqueles que não foram ao estádio ainda. Hoje é dia para Pradão com cerca de duas mil pessoas.
Uma vitória hoje serão de fundamental importância. Primeiro, porque afasta e muito a chance de rebaixamento para a 5ª Divisão criada pela Federação Paulista de Futebol. Vale lembrar que dos seis times do grupo, quatro avançam de fase e dois já caem.
Segundo, porque o Independente abriria quatro pontos de vantagem para o XV de Jaú e desta forma, se aproximaria muito da classificação. Isso porque no próximo domingo o Galo jogará novamente no Pradão, desta vez contra o São Carlos.
O técnico PC Baiano vai repetir a formação que venceu em São Carlos. Novamente o Galo aposta no jogo aéreo, seu ponto forte na divisão. Os dois gols marcados até agora foram idênticos, ou seja, falta cobrada pelo meia Luan e gol de cabeça. Contra o União São João o gol foi de Flay e na rodada passada o tento foi de Edinho.
Uma das preocupações do treinador é o excesso de cartões amarelos. Só contra o São Carlos foram 12. O zagueiro Luiz Fernando, uma das peças mais importantes do elenco, entrará em campo hoje pendurado.
O Independente divide a liderança do Grupo 3 com o próprio União, ambos com 4 pontos. O XV por sua vez, perdeu em casa para o Grêmio São-Carlense por 1 a 0 e recuperou os pontos em Mogi Mirim, ao vencer por 3 a 1 pela última rodada. O goleiro do XV é Romário, ex-Independente.
Os ingressos estão sendo vendidos ao preço de R$ 20 a inteira e R$ 10 a meia entrada. No primeiro jogo foram 1.300 presentes. A expectativa é que o público seja maior.
Segundo o historiador Kina Mercuri, Independente e XV de Jaú se enfrentaram 18 vezes. São sete vitórias alvinegras, dois empates e nove vitórias jauenses. O Galo limeirense marcou 27 gols e o Galo da Comarca 26.
No Pradão foram nove confrontos, com cinco vitórias galistas, um empate e três vitórias quinzistas. O time limeirense marcou 14 gols e sofreu 9.
O último confronto foi no Zezinho Magalhães em 02/06/19. O XV venceu por 2 a 0. Já no Pradão, o último encontro foi em 21/04/19, também com vitória do time de Jaú por 2 a 0.
Situação
A 3ª rodada do Grupo 3 tem São-Carlense x São Carlos, Mogi Mirim x União São João e Independente x XV de Jaú.
A classificação do Grupo 3 está assim: 1) União São João e Independente 4, 3) XV de Jaú, São-Carlense e São Carlos 3 e 6) Mogi Mirim 0.
Independente x XV de Jaú
Independente – Maicon; André, Luiz Fernando, Rodrigo e Ryan Beraldo; Roberto Jr, Guilherme Prates e Luan; Edinho, Flay e Daniel Lotti. Técnico – PC Baiano.
XV de Jaú – Romário; Wesley, Roni, Felipe Torres e Daniel; Ifeanyi, William, Humberto e Nino Rocha; Breno e Vinícius. Técnico – Marcos Campagnolo.
Local – Pradão, às 10h30.