A Guarda Civil Municipal de Limeira prendeu, nesta sexta-feira (5), um homem que descumpriu uma Medida Protetiva expedida pelo Poder Judiciário ao tentar invadir a casa de sua ex-companheira. A vítima acionou o botão do pânico, dispositivo eletrônico utilizado por mulheres em situação de violência doméstica para acionar rapidamente a polícia ou outros serviços de emergência em caso de perigo iminente, e a GCM foi imediatamente acionada.
A vítima, que era assistida pela Patrulha Maria da Penha e rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência, informou que seu ex-companheiro havia pedido para ficar com o filho no horário de almoço dele, mas ela negou. Alterado, o homem tentou entrar na casa da vítima chutando o portão. Com as informações do suposto agressor em mãos, os agentes detiveram o homem nas proximidades da casa da solicitante e o conduziu à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
O descumprimento da Medida Protetiva é uma infração grave e pode levar à prisão do agressor. A Patrulha Maria da Penha é um programa desenvolvido pela Guarda Civil Municipal de Limeira em parceria com a rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência, que tem como objetivo garantir a segurança e a proteção das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.