A Prefeitura de Piracicaba, no interior de São Paulo, habilitou e aprovou a empresa Rápido Sumaré LTDA para operar o sistema de transporte público coletivo de passageiros na cidade. A aprovação foi publicada no Diário Oficial do município nesta segunda-feira (17) e a empresa tem prazo de cinco dias úteis para apresentação de recursos. Caso não haja manifestação recursal, ocorre a homologação do contrato.
A Comissão Permanente de Abertura e Julgamento de Licitações analisou a regularidade dos atestados técnicos e declarações exigidas no edital da concorrência (nº 05/2021) e a Secretaria Municipal de Finanças verificou o Balanço Patrimonial e Capital Social da empresa, com base nos requisitos expostos no edital. A Rápido Sumaré foi uma das três empresas classificadas para a concorrência em março, junto com a Mogi Mob Transportes de Passageiros e a Viação Leme.
O edital da concessão do sistema de transporte público da cidade prevê a execução dos serviços por cinco anos e o critério de escolha da empresa é a que oferece a menor tarifa. O valor estimado do investimento anual é de R$ 110.807.577,08, na data base de junho de 2022.
O edital exige ônibus com wi-fi e entradas USBs, além de parte da frota com ar-condicionado. A empresa vencedora será responsável pela construção da garagem e da manutenção dos terminais, e deverá operar, inicialmente, com 163 veículos e 10% de reserva. A frota deverá ter idade média máxima de cinco anos e idade máxima do veículo de dez anos. Para o Sistema Elevar, destinado a pessoas que usam cadeira de rodas, é considerada a frota operacional de seis veículos e um veículo de reserva.