A Câmara Municipal de Limeira (SP) terá seus votos das eleições de 2020 recontados na próxima quinta-feira (20). A decisão foi tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após derrubar uma sentença anterior que determinou a cassação do diploma e a inelegibilidade de Constância Félix (PDT).
Constância estava afastada desde outubro de 2022 por determinação do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A Câmara Municipal foi notificada pela Justiça Eleitoral nesta sexta-feira (14) sobre a necessidade de reprocessamento do resultado das eleições em razão da decisão do TSE.
A cerimônia de reprocessamento está marcada para as 13h30 e será realizada pelo juiz eleitoral da 66ª Zona Eleitoral de Limeira. Segundo o magistrado, após o procedimento, o resultado deve ser considerado para a tomada de decisão pelo presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD).
A vaga que deve ser ocupada pela vereadora Constância Félix é a mesma que hoje pertence ao vereador Adir Xavier de Almeida (PDT). Ele assumiu a cadeira por ocasião do reprocessamento anterior feito após a decisão do TRE-SP que aplicou a sanção de inelegibilidade à vereadora.
A recontagem dos votos é um procedimento comum em casos de decisões judiciais que questionam a validade dos resultados das eleições. Agora, a expectativa é de que a parlamentar possa retornar às suas atividades na Câmara Municipal de Limeira caso a recontagem dos votos confirme sua eleição.