A primeira série de resultados do ano 2018 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, foi apresentada hoje com resultados alentadores para o Virtus e a versão melhorada do Onix. De acordo com nossos últimos testes, o Virtus obteve igual resultado que o Polo, cinco estrelas. O Onix conseguiu apenas três estrelas, devido às melhorias implementadas, em comparação com o resultado zero estrela ganho em 2017.
O recentemente lançado Volkswagen Virtus, produzido no Brasil, obteve cinco estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto e cinco estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil. Como o Virtus e o Polo são idênticos da frente até o pilar B, o impacto frontal e o lateral de poste dos testes feitos no Polo, bem como seus resultados, são levados em conta para a avaliação da proteção de adultos do Virtus. A proteção contra impacto frontal dos ocupantes infantis é considerada igual que a do Polo, já que ambos compartilham, também, a mesma plataforma e os assentos traseiros. Como o Virtus tem uma distância entre eixos maior que a do Polo, foi realizado o teste de impacto lateral no Virtus, apresentando o mesmo nível de proteção nesse impacto que o do Polo. Os airbags laterais de cabeça-tórax, de equipamento padrão, mostraram um rendimento robusto em ambos os cenários de impacto lateral. O Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) cumpre com as condições regulamentares do Latin NCAP, tendo sido aprovado quanto aos critérios de rendimento requeridos no teste. Para a segurança das crianças, o Virtus é aprovado sob os requisitos de i-size, oferecendo ancoragens ISOFIX, interruptor de desativação dos airbags e cintos de três pontos para todos os passageiros de maneira padrão, permitindo alcançar a melhor qualificação de estrelas possível em proteção infantil. Tanto o Virtus como o Polo proporcionam proteção para pedestres padrão, possibilitando que o modelo também receba o Latin NCAP Advanced Award por essa característica de segurança tão importante.
O recentemente melhorado Chevrolet Onix conseguiu, limitadamente, três estrelas para a Proteção do Ocupante Adulto e três estrelas para a Proteção do Ocupante Infantil. O Chevrolet Onix, fabricado no Brasil, tinha sido avaliado pelo Latin NCAP em 2017, obtendo um decepcionante resultado de zero estrela para a Proteção do Ocupante Adulto. O Chevrolet decidiu melhorar o Onix e patrocinar uma nova avaliação do modelo em 2018. O Onix, produzido desde 15 de janeiro de 2018 (a partir do VIN 9BGKS48U0JG313644), foi melhorado com reforços estruturais, quanto à proteção, contra impactos laterais, elementos de absorção da energia nas portas, também nesse impacto lateral, protegendo melhor os adultos, ancoragens ISOFIX e um novo cinto de segurança para o motorista. A proteção para os ocupantes adultos conseguiu alcançar, apenas, as três estrelas, apresentando uma proteção fraca para o peito do adulto no impacto frontal e no lateral. A Proteção do Ocupante Infantil mostrou um resultado de três estrelas com proteção marginal no teste de impacto frontal no dummy de três anos. O Onix conta ainda com um cinto pélvico (dois pontos) somente no banco traseiro central. O Latin NCAP alenta a Chevrolet a melhorar a força da proteção oferecida por esse modelo para garantir aperfeiçoados desempenhos no futuro.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“O Virtus é mais uma prova de que a indústria local pode produzir automóveis cinco estrelas por um valor cada vez mais acessível, oferecendo uma maior segurança, mesmo antes de ser exigido por qualquer requerimento governamental em nossa região. As melhoras do Onix são uma importante notícia para nosso mercado. É alentador ver como os fabricantes de automóveis levam em frente essas melhorias tão relevantes. Mais uma vez, o Latin NCAP demonstrou que os testes dos diferentes modelos, e a publicação de seus resultados, são ferramentas muito poderosas e eficientes disponibilizadas para melhorar a segurança dos veículos no mercado latino-americano, mesmo antes, e em um nível mais alto, que qualquer exigência a respeito por parte do governo regional. Portanto, o Latin NCAP faz um chamado a todos os governos da América Latina para eles adotarem, urgentemente, a certificação dos padrões de testes de impacto frontal e lateral das Nações Unidas, ESC e Proteção de Pedestres. Enquanto isso é implementado, os testes do Latin NCAP devem ser obrigatórios para todos os automóveis do mercado. Assim, todos os consumidores terão informações claras acerca da segurança oferecida pelo carro que planejam comprar.”
Ricardo Morales Rubio, Presidente da Comissão Diretora do Latin NCAP, disse:
“Iniciar o ano com esses resultados é muito alentador. Os fabricantes querem mostrar que podem produzir veículos com bons níveis de segurança e, também, melhorar uma ruim qualificação conseguida nos testes do Latin NCAP. É demonstrado, mais uma vez, que os resultados do Latin NCAP, sejam bons, sejam ruins, divulgam resultados positivos, impulsionando o mercado a aperfeiçoar a segurança dos veículos. De nosso lugar, parabenizamos a Volkswagen e a Chevrolet e esperamos que os outros fabricantes acompanhem esse mesmo caminho.”