A Prefeitura de Cordeirópolis tomou uma medida importante para garantir a segurança de alunos e funcionários das escolas municipais. Nesta quinta-feira (6), foi efetuada a instalação do “botão do pânico” em todas as unidades escolares, a fim de acelerar o atendimento em casos extremos, como possíveis ameaças de invasão ou violência.
O sistema, integrado na Central de Monitoramento, permitirá que a Guarda Civil Municipal saiba exatamente onde precisa se deslocar com urgência em situações de emergência.
Segundo o secretário de Governo, Segurança e Trânsito, Dalton Cais, a medida trará mais segurança para todos os profissionais de ensino, alunos e familiares. A ação faz parte de um conjunto de iniciativas para ampliar a proteção nas escolas do município, como o pedido de intensificação da ronda escolar e o posicionamento das câmeras.
O “SOS Escola”, como será chamado o botão, é utilizado há alguns anos em Cordeirópolis, em casos extremos onde o distanciamento é imposto por decisão judicial. Para cada botão instalado, um sinal é disponibilizado na Central de Monitoramento, o que auxilia no deslocamento imediato e preciso do fato.
Agora, a iniciativa será expandida para as escolas municipais, e a secretária de Educação, Angelita Ortolan, também fez um pedido para disponibilizar o sistema para escolas estaduais e para a APAE, afim de aumentar a proteção. A medida visa prevenir possíveis ameaças e trazer mais tranquilidade para alunos, professores e toda a comunidade escolar.