A Secretaria de Saúde de Iracemápolis anunciou que o uso de máscaras em ambientes de assistência à saúde deixou de ser obrigatório e passou a ser recomendável em alguns casos. A medida segue nota técnica atualizada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que considerou a desaceleração da contaminação pela Covid-19 além do avanço da imunização contra a doença. O decreto oficial será editado pela prefeitura nos próximos dias.
Segundo a Secretaria de Saúde, o uso de máscaras continua sendo recomendado para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid-19 e seus acompanhantes, imunossuprimidos, pessoas com comorbidades, pacientes que tiveram contato próximo com caso confirmado, profissionais do serviço de saúde, visitantes e acompanhantes em áreas de internação de pacientes, e profissionais que fazem a triagem de pacientes.
A mudança anunciada pela Anvisa vai ao encontro da decisão do Governo Estadual que revogou, no início de março, a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais destinados à prestação de serviços de saúde e meios de transporte coletivo de passageiros. A Secretaria de Saúde de Iracemápolis ressalta que a recomendação para o uso de máscaras deve ser mantida e reforçada em caso de aglomerações e em locais fechados, como medida preventiva contra a disseminação do vírus.