Um trecho da barragem da represa de Cosmópolis (SP) se rompeu na madrugada desta quinta-feira (9). De acordo com a Prefeitura, o reservatório abastece toda a cidade e devido ao rompimento, o nível de água está baixando e a água escoando para outros rios.
O rompimento teria acontecido por volta das 2h e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e o prefeito Junior Felisbino (PP). As causas do rompimento ainda serão investigadas.
Por causa do rompimento, a ponte e o trecho que dão acesso à represa foram interditados. Segundo a prefeitura, ninguém se feriu, mas há uma preocupação com o abastecimento da cidade.
O reservatório de água estava com 4,5 metros, porém, às 6h30, estava com 2 metros e continuava abaixando, segundo a prefeitura. A Defesa Civil de Limeira e a BRK foram alertadas, mas segundo o secretário de segurança pública Wagner Marchi, a cidade não corre risco.
O prefeito de Cosmópolis, Junior Felisbino (PP), fez um apelo para que a população economize água até a criação de uma nova adutora.
A administração vai montar um gabinete de crise para acompanhar os desdobramentos do rompimento. “É uma tragédia isso. Nós estamos acompanhando desde a madrugada. É nosso maior reservatório, que abastece toda a cidade, 74 mil pessoas são abastecidas por esse reservatório. Perdemos um grande volume de água, metade da água foi embora”, lamentou o prefeito.
O chefe do Executivo afirma que até o próximo domingo (12) a população ainda pode sentir os impactos desse rompimento. Ele informou que vai contratar duas bombas para a represa.
Ainda de acordo com o secretário de segurança de Limeira, o Rio Jaguari apresentou aumento no volume e está sendo acompanhado, mas ele ressaltou que Limeira não corre nenhum risco.