A Emeief Profº Aldo José Kühl, no Jd. Morro Azul, é a primeira escola do país a ser selecionada pela Neoenergia Elektro para receber o “Programa de Energia Fotovoltaica”. A unidade, que é mantida pela Prefeitura de Limeira, ganhou uma usina com 56 módulos para captar a energia solar, o que proporcionará economia anual de 30%, o equivalente a R$ 27,6 mil, na conta de energia elétrica da unidade. O sistema foi inaugurado nesta quarta-feira (1º), pelo prefeito Mario Botion e pela superintendente de Eficiência Energética da Neoenergia Elektro, Ana Christina Mascarenhas. A vice-prefeita, Erika Tank, também participou do evento.
“Estou satisfeito de Limeira ter sido selecionada para receber esse projeto inovador”, destacou Botion. “Não se trata apenas de uma questão econômica, mas essa ação tem caráter pedagógico”, completou o prefeito. Os equipamentos, que captam a energia solar e a transformam em elétrica, foram instalados na escola no fim do ano passado e receberam contrapartida financeira da prefeitura.
Segundo Ana Christina, as concessionárias devem aplicar um percentual mínimo da receita operacional em Programas de Eficiência Energética. Todo esse processo é regulado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e está em sintonia com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 7, da ONU, que visa o fornecimento de energia limpa e acessível.
A superintendente observou, ainda, que Limeira foi selecionada para o programa em razão de seu mercado consumidor e pelo interesse da Administração Municipal na iniciativa. “Encontramos uma receptividade muito importante aqui em Limeira a esse projeto”, frisou Ana Christina.
Ao todo, a concessionária está investindo R$ 760 mil para dotar outras sete escolas com a tecnologia fotovoltaica, são elas: Prof. José Justino Castilho, Profª Marcia Ap. Della Coletta Sillmann, Profª Mariana Seleghin Pereira, Profª Maria Paulina Rodrigues Provinciatto, Profª Benedicta de Toledo, José Carvalho Ferreira e Profª. Hilda Maria Cassarotti Hafliger.
Também compareceram à cerimônia, os vereadores Helder do Táxi, Ceará e Waguinho da Santa Luzia, os secretários Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) e Sérgio Moreira (Comunicação Social), além de diretores da prefeitura e da concessionária. Os presentes foram recepcionados pela diretora da unidade, Josilene Moraes.