O Flamengo decepcionou os 71 mil torcedores presentes ao Maracanã e perdeu o título da Recopa Sul-Americana, competição que reuniu os campeões da Taça Libertadores da América e da Copa Sul-Americana de 2022.
O Mengão venceu o Independiente Del Valle por 1 a 0, no tempo normal, gol do uruguaio Arrascaeta aos 50 minutos do 2º tempo. Com isso, devolveu o placar do jogo de ida, disputado no Equador.
Após empate sem gols na prorrogação, o Flamengo perdeu nos pênaltis por 5 a 4. Foi o próprio Arrascaeta que desperdiçou a única cobrança.
Sob o comando do técnico Vítor Pereira, o Flamengo somou seu terceiro fracasso em torneios disputados neste ano. Antes, foi vice na Supercopa do Brasil perdendo a final para o Palmeiras por 4 a 3 e foi apenas o terceiro colocado no Mundial de Clubes da FIFA.
Gritos de ‘time sem vergonha’ foram ouvidos vindos das arquibancadas. Já o time equatoriano ficou com o seu primeiro título da Recopa.
FLAMENGO 1 (4) x 0 (5) INDEPENDIENTE DEL VALLE
GOL – Arrascaeta aos 50 minutos do segundo tempo.
LOCAL – Maracanã.
ÁRBITRO – Andrés Matonte Cabrera (URU).
PÚBLICO – 71.411 presentes (65.739 vendidos).
RENDA – R$ 5.693.362,50.
FLAMENGO – Santos; Varela (Matheuzinho), David Luiz, Fabrício Bruno e Ayrton Lucas (Marinho); Thiago Maia (Gerson), Vidal (Everton Cebolinha), Éverton Ribeiro (Matheus Gonçalves) e Arrascaeta; Gabriel e Pedro (Mateusão). Técnico: Vítor Pereira.
INDEPENDIENTE DEL VALLE – Ramírez; Fernández, Caravajal, Schunke e García Basso; Caicedo (Cortez), Pellerano (Previtali), Faravelli, Alcívar (Kevin Rodríguez) e Sornoza (Hoyos); Díaz (Landázuri). Técnico: Martín Anselmi.
CARTÕES AMARELOS – Pellerano, Thiago Maia, Éverton Ribeiro, Vidal, Carabajal, Alcivar, Varela, David Luiz, Faravelli, Ramírez, Mateusão e Gerson.