O Atlético-MG estreou com um empate sem gols na Pré-Libertadores. O Galo enfrentou o Carabobo, no Estádio Olímpico UCV, em Caracas, capital da Venezuela.
O time brasileiro sentiu a falta do seu principal jogador: Hulk foi o grande desfalque. Ele, que é o artilheiro do time com 7 gols em 5 jogos em 2023, testou positivo para covid-19 antes da viagem para a Venezuela, e acabou cortado da delegação.
Na chegada ao estádio Olímpico, a delegação brasileira sofreu ofensas racistas e xenofóbicas. O clube divulgou imagens das ofensas e repudiou o acontecido nas redes sociais.
O diretor de futebol do Atlético, Rodrigo Caetano, registrou protesto junto ao delegado da partida, Oscar Astudillo, e espera uma posição oficial da Conmebol.
O jogo de volta está marcado para o dia 1º de março, no Mineirão. O Galo passa com uma vitória simples. Um novo empate, leva a definição da vaga para os pênaltis. Quem passar enfrentará o vencedor do confronto entre Milionários, da Colômbia, e Universidade de Quito, do Equador, decidindo uma vaga na fase de grupos da Libertadores 2023.
Fortaleza joga hoje
Pelo segundo ano seguido, o Fortaleza participa da Taça Libertadores da América. O time de Juan Pablo Vojvoda terá que passar pela fase preliminar para garantir seu passaporte para a fase de grupos.
Hoje, às 21h45, encara o Deportivo Maldonado, no estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai, pelo jogo de ida da segunda fase classificatória.
No ano passado, o Fortaleza estreou na Libertadores, derrubando gigantes como o Colo-Colo-CHI e o tradicional Alianza Lima-PER.
O clube brasileiro se classificou em segundo lugar do Grupo F, ao lado do multi campeão River Plate, porém, na fase de oitavas de finais, acabou derrotado para o Estudiantes-ARG.
FORTALEZA – Fernando Miguel; Tinga, Titi, Marcelo Benevenuto e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Caio Alexandre, Hércules e Pochettino; Thiago Galhardo e Lucero. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.