Proprietários de veículos placa final 5 têm até esta segunda-feira (15) para obter o desconto de 3% do pagamento à vista do IPVA (imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) ou para pagar a primeira das três parcelas do imposto. O IPVA também pode ser pago de uma única vez em fevereiro, mas sem o desconto.
A opção de pagamento de imposto com o abatimento é considerada a mais vantajosa para quem tem o dinheiro à disposição, porque nenhuma das atuais aplicações de mercado rende mais do que os 3% do desconto.
As outras opções são o parcelamento do imposto em três vezes sem desconto, sendo a primeira parcela em janeiro e as demais em fevereiro e março, de acordo com o final da placa, ou o pagamento à vista, em fevereiro, também sem direito a desconto.
Para os que querem pagar o IPVA parcelado é necessário quitar as parcelas nas datas corretas, incluindo a primeira delas em janeiro e as demais nos meses subsequentes, de acordo com o final da placa do veículo.
Os proprietários devem ficar atentos às demais datas de pagamento do IPVA para não perder os prazos (clique aqui para acessar o calendário).
Como efetuar o pagamento
Para pagar o IPVA, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor).
Outra opção é efetuar o pagamento nos terminais de autoatendimento, os guichês de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária para fazer o pagamento. O imposto também pode ser pago em casas lotéricas.
É possível fazer a consulta do valor do imposto deste ano no site www.valoripva2018.fazenda.sp.gov.br, digitando o número do Renavam e placa do veículo.