Uma jovem, de 23 anos, moradora de Americana (SP), sofreu um acidente de paraglider, após o equipamento ser atingido por uma linha de cerol, em Bertioga, no litoral de São Paulo, no último domingo (25).
O piloto José Hélio da Rocha, de 61 anos, morreu após cair de 15 metros de altura enquanto fazia o voo. Já a jovem Lorrana Fernanda Rodrigues, teve a queda amortecida e sofreu diversas fraturas na coluna, pernas e pés. Ela está internada em Bertioga e o prefeito de Americana Chico Sardelli (PV) tenta viabilizar a transferência dela para outra unidade.
Ambos estavam fazendo voo de paraglider com motor, quando o equipamento foi cortado por uma linha de pipa com cerol. A queda ocorreu na orla da praia, quando o aparelho já estava em processo de pouso. A Prefeitura de Bertioga, responsável pela administração do Hospital da cidade, relata que o piloto foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros, que o encaminhou para a unidade onde foi atendido. Ele sofreu uma hemorragia grave.
Devido a gravidade de seu quadro, ele foi incluído na Central de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (CROSS) como vaga zero e transferido para o Hospital Santo Amaro, no Guarujá, no mesmo dia. Na segunda-feira (26), ele acabou falecendo.
O paraglider foi apreendido pela Polícia Civil e deverá ser periciado pelo IC (Instituto de Criminalística). O responsável pelo uso com a pipa com cerol ainda não foi identificado.