Será realizado hoje, a partir das 12h15, o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista de 2023. No comando estarão Taynah Espinoza e Fred do Desimpedidos. Os convidados serão Zé Roberto, Vampeta, Amoroso e Ricardo Oliveira.
A competição tem início previsto para o dia 15 de janeiro, enquanto a final está marcada para o dia 9 de abril.
Os 16 clubes serão divididos em quatro potes. Os quatro grandes (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos) serão cabeças de chave. O restante será de acordo com as posições de 2022.
A Internacional deverá compor o Pote 4, junto com Portuguesa, São Bento e Água Santa. Ou seja, o Leão enfrentaria essas três equipes na primeira fase.
Em relação ao último Paulistão, as novidades são os retornos de Portuguesa e São Bento. Os dois assumem os lugares de Ponte Preta e Novorizontino, rebaixados para a Série A-2.
Por ordem alfabética os 16 participantes são: Água Santa, Botafogo, Corinthians, Ferroviária, Guarani, Inter de Limeira, Ituano, Mirassol, Palmeiras, Portuguesa, Red Bull Bragantino, Santo André, Santos, São Bernardo, São Bento e São Paulo.
O Paulistão voltará a ter transmissões na TV por assinatura. A Warner Bros Discovery, dona da TNT Sports, anunciou que vai exibir os jogos de seu pacote TNT, além dos streamings HBO Max e Estádio TNT Sports. Este ano, os jogos adquiridos pela empresa ficaram restritos ao streaming.
O pacote contempla 28 jogos, sendo 24 na fase de grupos (12 com exclusividade – sem Premiere), além de um das quartas de final, um da semifinal e as duas finais.
Histórico
A Internacional vai para o seu quarto Paulistão seguido. O Leão subiu em 2019 diante do XV de Piracicaba, em pleno Barão da Serra Negra, e conseguiu se manter na divisão de elite nos últimos três anos, todos com Lucas D’Andrea na presidência.
Em 2020, Elano Blumer foi o técnico e a equipe limeirense se livrou do rebaixamento com uma rodada de antecedência, ao derrotar o Oeste por 2 a 1, na Néo Química Arena, gols de Murilo Rangel e Lucas Braga.
No Troféu do Interior, a Inter passou pela Ferroviária, em Araraquara, por 2 a 0, mas caiu diante do Guarani nas semifinais por 2 a 1, de virada, na mesma Arena Fonte Luminosa.
Como Mirassol e Novorizontino subiram para a Série C, a Internacional herdou pela primeira vez uma vaga na Série D do Brasileiro, voltando ao cenário nacional após 18 anos.
Em 2021, o técnico Thiago Carpini foi contratado e conseguiu levar a Internacional para as quartas de final após 35 anos. O Leão foi eliminado pelo Corinthians por 4 a 1 na fase seguinte, mas garantiu vaga na Série D novamente.
Porém, Carpini não seguiu no comando e Dyego Coelho foi contratado. O ex-lateral do Corinthians não fez um bom trabalho e foi substituído por Roger Silva, que deixou a gerência para se tornar treinador, um de seus sonhos.
O ex-ponte-pretano fez um trabalho de recuperação, mas a Inter não passou para a segunda fase, mesmo vencendo o Madureira, no Rio de Janeiro, por 2 a 1, na última rodada. Acontece que Cianorte e Bangu não tropeçaram e ficaram com as vagas restantes do grupo.
Neste ano, a Inter foi comandada por Vinícius Bergantin e novamente escapou da degola sem precisar da última rodada. A vitória diante do São Bernardo por 2 a 1, no Limeirão, manteve a Veterana na Série A-1.
A Inter tinha chance de se classificar para as quartas de final, mas perdeu na última rodada para o Santo André por 2 a 0, no Bruno José Daniel.
No Troféu do Interior, a Inter eliminou novamente a Ferroviária, em Araraquara. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, o Leão levou a melhor nas penalidades máximas. Só que nas semifinais, o alvinegro foi eliminado pelo Botafogo, com a derrota por 3 a 0, em Ribeirão Preto. O clima já não era bom em razão da saída de Thiago Gasparino, que havia acertado com o Novorizontino.
Na Série D, a diretoria trouxe de volta Roger Silva. Mas as duas derrotas em casa para Bahia de Feira e Ferroviária, ambas por 1 a 0, foram cruciais para uma nova eliminação ainda na primeira fase.
A Internacional estava sem calendário para o segundo semestre de 2023, mas um presente de Natal antecipado veio. O São Bernardo subiu para a Série C em cima do Tocantinópolis e com isso, a Veterana herdou novamente uma vaga para a última divisão do Campeonato Brasileiro.