Nesta quinta-feira, dia 15 de setembro, Limeira comemora 196 anos. E, dentre as conquistas da cidade, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto, destaca o pioneirismo nos serviços – que são totalmente universalizados, ou seja, 100% da população é atendida com distribuição de água e coleta, afastamento e tratamento de esgoto.
A cidade, que foi a primeira do Brasil a conceder os serviços de água e esgoto para uma companhia privada, hoje é modelo de saneamento básico no país. O município é destaque no combate às perdas de água. Em 2021, o índice na cidade fechou em 19,67%. O percentual representa menos do que a metade do índice encontrado no início da concessão, em 1995, quando o indicador era de 45%. Além disso, está bem abaixo do índice nacional que é 40,14%, segundo relatório do Instituto Trata Brasil divulgado este ano.
O resultado é fruto do trabalho realizado pela BRK e impacta diretamente na conservação dos recursos hídricos. E, para isso, vale uma comparação: se em 2021 o índice de perdas de água de Limeira ainda fosse de 45%, cerca de 6 bilhões de litros de água teriam sido perdidos ao longo do ano. A economia, então, proporcionada com a redução das perdas para 19,67% foi fundamental para que Limeira enfrentasse o extenso período de estiagem do ano passado. Os 6 bilhões de litros economizados hoje são suficientes para abastecer todo o município, que possui atualmente 308 mil habitantes, por 116 dias ou quase 4 meses.
Esse índice segue caindo, no primeiro semestre de 2022, o indicador fechou em 19% e também ficou abaixo do registrado no mesmo período de 2021, quando o indicador ficou em 19,32%.
A concessionária segue investindo em melhorias, como as obras de modernização e ampliação da adutora de água potável Mercedes-Gino, que distribui água para as regiões sudoeste, noroeste e para parte da região central de Limeira, atendendo cerca de 30 mil habitantes, de uma região de 35 bairros.
“Contamos com um plano para o município, com foco na garantia da qualidade no fornecimento de água tratada à população, com a substituição de tubulações antigas por redes de materiais mais modernos, além da intensificação dos trabalhos para combater vazamentos e reduzir ainda mais o índice de perdas de água. É um trabalho contínuo e que permite que o município seja destaque nacional”, explica Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK.
Destaque em Rankings Nacionais
Limeira tem sido destaque em rankings nacionais, como a 14ª dição do Ranking do Saneamento, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados.
Neste ano, o município ficou com a sexta colocação geral, com índices de 100% para o fornecimento urbano de água e coleta e tratamento de esgoto, o que atesta a universalização dos serviços de saneamento no município.
Os indicadores positivos foram obtidos graças aos trabalhos realizados desde o início da concessão dos serviços de saneamento à iniciativa privada. Ao longo dos anos, a região registrou importantes avanços e melhorias em equipamentos e infraestrutura (redes, estações de tratamento, reservatórios, elevatórias, equipamentos, entre outros), na gestão da qualidade dos processos, atenção aos recursos hídricos, melhoria contínua na satisfação do cliente, além de qualificação da equipe.
Além disso, a cidade ficou ainda em 9º lugar, entre 5.570 cidades do país, no ranking responsável por medir o desempenho dos municípios brasileiros no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS surgiram em 2015 e foram assinados por autoridades dos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.