O fogo consumiu boa parte de uma área com vegetação rasteira ao lado da Praça Itália, no Jd. Montezuma, em Limeira, no início da tarde desta segunda-feira (22). Segundo o Corpo de Bombeiros, que atendeu a ocorrência, o incêndio teria começado pouco depois do meio dia – por razões desconhecidas – e foi controlado às 13h30. Para combater as chamas, os bombeiros usaram jatos de água e abafadores.
Desde o início do ano, foram registrados 146 focos de incêndio em mato na cidade, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), repassados pela Defesa Civil. Desse total, a Defesa Civil atuou em 29 ocorrências. Agosto foi o mês com o maior número de registros em que o órgão municipal atuou diretamente no combate ao fogo (11 no total). Em apenas um dos locais, na Estrada Santo Antônio, 70 alqueires foram atingidos pelas chamas.
O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, ressaltou que esses incêndios aumentam consideravelmente nesta época do ano, tanto por causas naturais, quanto criminosas. Marchi alertou que a pessoa que coloca fogo intencionalmente em áreas verdes está sujeita a penalidades tanto no âmbito municipal, como federal.
Denúncias ou comunicados sobre queimadas podem ser encaminhados pelos telefones 153 (Guarda Civil Municipal), 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).