Limeira apresentou uma redução de mortes no trânsito neste ano. Foram 38 óbitos de janeiro a novembro deste ano, contra 61 no mesmo período de 2016. Na comparação mensal, também houve queda, com uma vítima fatal em novembro e quatro em outubro. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Infosiga, sistema de monitoramento de acidentes do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, mantido pelo governo estadual.
De acordo com o levantamento do Infosiga, sábado foi o dia da semana de maior incidência de óbitos na cidade, com dez registros neste ano. Na sequência, estão domingo e quinta-feira, com sete mortes cada um, terça-feira, com cinco óbitos, e sexta-feira, com quatro vítimas fatais. Já os dias com menor número de ocorrência são quarta-feira, que apresentou três registros, e segunda-feira, com dois casos.
O meio de locomoção que apresenta maior risco é a motocicleta, com 13 óbitos. Automóveis foram responsáveis por oito mortes, seguido por bicicleta (3); caminhão (3); e ônibus (1). Os pedestres também não ficaram isentos de acidentes, foram oito atropelamentos fatais no período.
No que diz respeito à faixa etária, pessoas de 40 a 49 anos são mais suscetíveis aos acidentes fatais, com 12 mortes. Os jovens de 18 a 24 anos ocupam o segundo lugar no ranking, com 4 mortes. Crianças e jovens de 0 a 17 anos, e adultos de 30 a 34, de 35 a 39 anos e de 50 a 54 anos ficaram na terceira posição, com três vítimas fatais em cada faixa etária. Do total de vítimas, os homens respondem por 76,32%.
Em um comunicado oficial, a instituição parabenizou o empenho da Prefeitura de Limeira na redução do número de acidentes fatais. O prefeito Mario Botion destacou os esforços da atual administração na melhoria da segurança no trânsito, bem como das ações educativas desenvolvidas ao longo do ano. Como exemplo, ele citou a campanha “Limeira, Trânsito do bem”, que desde o início do mês vem conscientizando motociclistas sobre a importância do uso de capacete.
O secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Oliveira, ressaltou que medidas estruturais para o desenvolvimento do trânsito no município serão intensificadas no próximo ano. Ele observou, ainda, que ações para humanização do trânsito, visando a redução de acidentes, também terão prosseguimento.
São Paulo
A tendência de queda também foi observada no restante do estado de São Paulo, embora em escala bem menor. Foram 402 óbitos em novembro, uma redução de 6% na comparação com o mesmo período de 2016. No acumulado do ano, a queda foi de 2%. A meta do Movimento Paulista é reduzir pela metade o número de vítimas fatais no trânsito do estado de São Paulo até 2020.