O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (1), que o Brasil receberá o antiviral tecovirimat para tratar pacientes com a varíola dos macacos (monkeypox).
De acordo com a anúncio feito através do Twitter, o medicamento será destinado, em um primeiro momento, aos casos mais graves da doença.
“O antiviral tecovirimat irá reforçar o enfrentamento ao surto de monkeypox no Brasil”, publicou ele. Queiroga afirmou que a compra será realizada por intermédio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
No entanto, o ministro não deu datas sobre quando devem chegar as primeiras remessas ao País.
O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS (@pahowho), o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil ??. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento.
— Marcelo Queiroga ???? (@mqueiroga2) August 1, 2022
O Brasil registrou na sexta-feira (29) a primeira morte por varíola dos macacos no país. De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de um homem, de 41 anos, com “imunidade baixa” e “comorbidades, incluindo câncer (linfoma)”, que levaram ao agravamento do quadro.
Até este domingo (31), o país registrou 1.342 casos da doença.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou, em 23 de julho, que a varíola do macaco é uma emergência global, afirmando que é necessário um esforço entre países para frear a disseminação do vírus.
Mundialmente, já são mais de 21 mil casos confirmados, sendo o Brasil o sexto país com mais diagnósticos, atrás dos Estados Unidos, Espanha, Alemanha, Reino Unido e França.