A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta quarta-feira (13), o recolhimento de lotes dos sorvetes de creme da marca americana Häagen-Dazs.
Os produtos com validade entre 7 de julho de 2022 e 18 de julho de 2023, estão sendo recolhidos pela General Mills Brasil Alimentos Ltda, responsável pela marca. De acordo com a Anvisa, serão retirados do mercado todos os lotes de sorvete sabor baunilha da Häagen-Dazs, vendidos na embalagem de 415g.
A Vigilância Sanitária explica que esses lotes, importados da França, estão sendo recolhidos em nível global devido à presença da substância 2-cloroetanol (ou 2-CE, relacionada ao óxido de etileno) no ingrediente utilizado na fabricação do sorvete para dar o sabor de baunilha no produto.
Os demais sabores de sorvetes da Häagen-Dazs não apresentam problemas.
De acordo com a Anvisa, o óxido de etileno (ETO), que é relacionado ao 2-cloroetanol, é classificado como substância com propriedades carcinogênicas (pode causar câncer), mutagênicas (podem causar alterações e danos às células) e genotóxicas (pode alterar o material genético).
Caso o consumidor tenha um exemplar do sorvete de baunilha da marca Häagen-Dazs com as datas de validade mencionadas na resolução da Vigilância Sanitária, não deve consumir o produto. Guarde a embalagem e entre em contato com a General Mills, pelo telefone 0800-031-0707 ou pelo e-mail [email protected].