O secretário municipal da Fazenda, José Aparecido Vidotti, foi convocado pelos vereadores para prestar informações na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), sobre os supostos atos de fraude relativos à transferência irregular de propriedades públicas e privadas e de cancelamentos de dívidas de IPTU, em Limeira (SP).
Ao todo dezenove vereadores foram favoráveis ao requerimento que convoca o secretário municipal, para a reunião que acontece nesta sexta-feira (15), às 14h.
Os membros da CPI consideram que Vidotti é peça fundamental na investigação da fraude do IPTU.
O caso
A quadrilha operava há, pelo menos, seis meses, segundo a prefeitura. A lista inclui servidores e ex-servidores do executivo.
Aproximadamente R$ 3 milhões em dívidas de IPTU, entre outros impostos, foram canceladas do sistema tributário do município, referentes a 170 contribuintes.
Nos primeiros dias de operação, doze pessoas envolvidas haviam sido presas. Na última semana a justiça concedeu liberdade provisória a duas pessoas.
Durante a operação foram apreendidos R$ 19,5 mil, além de computadores, celulares e documentos. Segundo o promotor de justiça Luiz Alberto Segalla Bevilacqua, bens de alguns dos participantes da organização, como propriedades e carros de luxo, eram incompatíveis com a renda do funcionário público. A segunda parte da operação será realizada contra os contribuintes que se beneficiaram do esquema.