Um homem, de 28 anos, morador da cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo, é o quarto caso confirmado de varíola dos macacos no estado, e o sexto no Brasil.
O Ministério da Saúde informou que a constatação da doença foi feita nesta quinta-feira (16), através de um exame realizado no Instituto Adolfo Lutz.
Assim como os outros três casos confirmados no estado, o homem também viajou para a Europa recentemente. Entretanto, diferente dos demais que ficaram no hospital, o morador de Indaiatuba está em isolamento domiciliar, com quadro clínico estável. O paciente está sendo monitorado por equipes de saúde do estado.
Segundo o Ministério da Saúde, todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente, como o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos.
O governo federal informou ainda que montou uma sala de situação para monitorar a doença em território nacional.
Até o momento o Brasil tem seis casos confirmados de varíola dos macacos, sendo quatro em São Paulo (dois na capital, um em Vinhedo e outro em Indaiatuba), um no Rio Grande do Sul e outro no Rio de Janeiro. Além disso, há 13 casos suspeitos em investigação.