Nesta terça-feira (14) vai acontecer a “Superlua de Morango”, um fenômeno visual que deixa a lua maior e com mais brilho e poderá ser observado no céu do Brasil, inclusive de Limeira (SP).
Segundo especialistas, o evento da superlua se dá pelo motivo do satélite natural estar mais próximo da Terra e parecer estar maior, porém não estando. Esse tamanho é uma ilusão óptica e vai chegar a “aumentar” a lua em 11%.
Um detalhe curioso é o nome “morango”. Especialistas explicam que esse termo não tem relação com formato e nem cor do astro. É uma expressão de povos indígenas norte-americanos, que presenciaram o fenômeno em período de colheita do morango e por isso a nomenclatura.
Para quem quiser observar esse fenômeno o melhor momento é na primeira hora quando a lua nascer, às 17h40, pois a iluminação vai proporcionar variações de tonalidade quando a lua interagir com a atmosfera. Mas se você não conseguir, não se preocupe, pois o fenômeno vai durar toda a noite.
Ainda se você não conseguir acompanhar o evento nesta terça, uma segunda, porém a última, superlua acontece no próximo dia 13 de julho e é chamada de “Superlua dos Cervos”, que no hemisfério norte faz alusão a época em que a galhada dos animais se regeneram.