Uma pesquisa da Southern Medical University, na China, publicada na revista Annals of Internal Medicine, nesta terça-feira (31), aponta que as pessoas que bebem café regularmente têm menos probabilidade de sofrer uma morte prematura.
Pesquisadores afirmam que tomar de duas a quatro xícaras de café por dia, seja ele puro ou adoçado, contribui para que as pessoas vivam mais.
Dados sobre os hábitos de consumo de café e as informações de saúde de 171.616 moradores do Reino Unido, com idades próximas aos 50 anos, foram analisados pelos pesquisadores que, durante o período do estudo, preencheram questionários diários.
Os participantes que bebiam café sem açúcar regularmente tinham entre 16% e 21% menos probabilidade de morrer de maneira prematura que os que não bebiam café. Já os participantes que consumiam diariamente entre uma e quatro xícaras levemente adoçadas tinham entre 29% e 31% menos chances de morrer.
Desse modo, acredita-se que a cafeína e os polifenóis, podem ser benéficos para a saúde ao reduzir inflamações no corpo, melhorar as bactérias intestinais, aumentar o metabolismo e regular a sensibilidade à insulina. Segundo o estudo, essa combinação diminui o risco de doenças cardíacas, câncer e diabetes.