O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional) monitora o primeiro caso suspeito de varíola dos macacos identificado em um paciente de Porto Alegre (RS).
De acordo com a notificação, o possível infectado é um homem que chegou ao Brasil de Portugal no último dia 10. Nesta segunda-feira (30), o paciente passará por uma consulta, em que terá o material coletado para que sejam feitos os exames.
De acordo com o CIEVS Nacional, o paciente começou a sentir dores de cabeça, febre, e observou o aumento dos gânglios linfáticos três dias após desembarcar em Porto Alegre. Em 20 de maio, ele se queixou de calafrios, fraqueza física e observou o aparecimento das primeiras lesões na pele característico da doença.
O CIEVS Nacional foi notificado sobre o caso há uma semana. O paciente, que foi a Porto Alegre para visitar a mãe, informou que teve uma melhora no último sábado.
O homem afirmou não ter tido contato com pessoas que foram diagnosticadas ou consideradas com suspeita para a doença quando estava em Portugal. O CIEVS Nacional está monitorando para confirmar se é o primeiro caso de infecção pelo vírus monkeypox no Brasil.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que, até o momento, não há casos confirmados da varíola dos macacos no Brasil e que está em contato com estados para apoiar o monitoramento e ações de vigilância em saúde.