Uma onda de frio que avança pelo Brasil nesta terça-feira (17) vem derrubando as temperaturas. Nesta madrugada de quarta-feira (18) Limeira e cidades da região já devem registrar mínimas abaixo dos 4ºC e há possibilidade de geada.
De acordo com a Climatempo, amanhã o dia será ensolarado, com aumento de nuvens durante o decorrer da tarde. Há possibilidade de geada e a temperatura máxima não passa dos 17º.
A quinta-feira (19) ainda será fria, com a mínima ficando em torno dos 5ºC e máxima não passando dos 19ºC.
O Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e Polícia Militar, vai intensificar as abordagens sociais à noite para pessoas em situação de rua. A ação segue nos meses de junho e julho por conta das baixas temperaturas. “A intervenção do Poder Público nessa questão, por meio do nosso serviço de assistência social, se faz de extrema necessidade”, afirma o prefeito de Limeira, Mario Botion. “Temos que acolher todas essas pessoas que se encontram em situação de rua”, completa Botion.
No momento da abordagem são oferecidos os serviços disponíveis no município, tanto para o acolhimento no período noturno como durante o dia. Os abordados podem ser encaminhados para o Centro de Acolhida.
O espaço normalmente atende uma média de 20 pessoas por noite, mas tem capacidade para 50. Se for necessário, a quantidade de vagas será ampliada em outros espaços. “Todos os acolhidos têm cama, cobertores, roupas limpas, banho quente e refeições, disponibilizadas pelo município. Caso algum usuário tenha cachorros, o pet também será abrigado”, explica a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno.
Caso a população encontre alguém em situação de rua à noite, pode acionar a Defesa Civil, por meio do 199, ou a GCM no 153, para que a equipe de abordagem realize o atendimento.
Durante o dia, das 8h às 17h, as ligações podem ser feitas para os telefones dos serviços de acolhida 3446-8333 ou 3442-4602. “Se a pessoa quiser sair das ruas, fazemos o encaminhamento para o Centro de Atendimento à População de Rua (Centro Pop), e, posteriormente, para a Casa de Convivência”, salienta a diretora de Proteção Social, Leia Serrano.
Cordeirópolis
A Defesa Civil do munícipio estará de plantão 24 horas para atender emergências, especialmente no período noturno, em que a temperatura atinge os menores índices.
Além disso, os CRAS e CREAS, assim como as demais entidades do município, redobram o trabalho para atender as famílias em situação de vulnerabilidade.
Estado
O Governo de São Paulo inicia nesta terça-feira (17) a ação “Noites Solidárias”, que acolherá pessoas em situação de rua na estação Pedro II do metrô.
Com capacidade para abrigar 100 pessoas nas dependências da estação, também será fornecido jantar no local por meio de uma unidade do Bom Prato Móvel. Pela manhã, os abrigados serão encaminhados à unidade 25 de março do Bom Prato para o café da manhã.
O acolhimento está previsto para ocorrer, incialmente, até sexta-feira (20), entre 19h e 8h do dia seguinte. Nesta terça, excepcionalmente, terá início às 18h.
Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a situação do clima na Região Sul do Brasil pode se agravar caso haja a evolução do ciclone subtropical que se formou ontem (16) à noite, em uma tempestade subtropical chamada Yakecan.
Conforme a previsão, até a noite de amanhã (18), a Yakecan poderá se intensificar e ser classificada como tempestade tropical. Neste caso, as rajadas de vento poderão superar os 110 quilômetros por hora (km/h), do extremo sul e leste do Rio Grande do Sul para o litoral sul de Santa Catarina.
Segundo o Inmet, a onda de frio continuará atuando no Centro-sul do Brasil nos próximos dias. Nesta madrugada houve formação de geada em grande parte do Paraná, incluindo a capital Curitiba e a região metropolitana, além do sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.
As temperaturas registram quedas mais acentuadas em áreas das regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas podem atingir o sul da região Amazônica, “configurando o segundo episódio de friagem neste mês de maio”, informou o instituto.
Para amanhã, permanece previsão de ventos fortes no leste e litoral gaúcho, e litoral sul de Santa Catarina com rajadas acima de 110 km/h. “No final do dia os ventos tendem a diminuir de intensidade”, completou o Inmet.
Há previsão também de formação de geada no centro-norte do Paraná; em São Paulo, especialmente na Serra da Mantiqueira e Vale do Paraíba; no triângulo e centro-sul de Minas Gerais; no Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.
“Estas condições persistem, pelo menos, até o final de semana quando volta a ter condições de geada no Sul do país. Segue a condição de neve até a próxima quarta (18) nas serras Gaúcha e Catarinense e sul do Paraná”, completou.