Mais de 30 cães de raça foram resgatados por equipes da Polícia Ambiental e da Secretaria do Meio Ambiente em um canil clandestino em Tatuí, interior de São Paulo. O local foi interditado nesta terça-feira (10).
De acordo com a Prefeitura de Tatuí, os agentes foram informados de que dezenas de cachorros estavam sendo criados para venda ilegal. No local, os técnicos da prefeitura encontraram os animais, todos de pequeno porte, sem comida, com carrapatos, dermatites e pulgas. Além disso, eles estavam sujos de fezes e desnutridos. Algumas cadelas foram encontradas prenhas, próximas do dia de dar à luz.
Durante a operação, as equipes encontraram 36 cães, sendo 27 adultos e nove filhotes, das raças Shihtzu, Poodle, Pinscher e Pequinês.
Após o resgate, os animais passaram por atendimento veterinário e foram encaminhados para canis de cuidadoras cadastradas na prefeitura do município, onde devem permanecer até decisão judicial.
De acordo com a Polícia Civil, o proprietário do canil não foi localizado, mas será investigado por crime de abandono e maus-tratos de animais. O dono do local deve receber multa ambiental de R$ 3 mil por animal.