Após admitir que o hambúrguer do Mc Picanha não é feito de picanha, o McDonald’s foi notificado pelo Procon-SP, nesta quinta-feira (28). Segundo a empresa, a carne de seus novos lanches é feita de “um blend de cortes selecionados”.
O Procon-SP afirmou que a Arcos Dourados Comércios de Alimentos, empresa responsável pelo McDonald’s no Brasil, terá que esclarecer a composição dos “Novos McPicanha até a próxima segunda-feira (2), além de apresentar informações sobre a campanha publicitária.
O McDonald’s esclarece que os lançamentos denominados “Novos McPicanha” possuem este nome para proporcionar uma nova experiência ao consumidor, uma vez que os sanduíches inéditos têm um sabor mais acentuado de churrasco.
Em nota enviada ao site InfoMoney, a companhia afirma que os sanduíches também trazem a novidade do exclusivo molho sabor picanha, com aroma natural de picanha, além de, “uma nova apresentação e um hambúrguer diferente em composição e em tamanho [100% carne bovina, produzida com um blend de cortes selecionados e no maior tamanho oferecido pela rede atualmente]”.
A empresa relata que já está trabalhando para esclarecer os questionamentos levantados pelo Procon, dentro do prazo concedido.
“A marca lamenta que a comunicação criada sobre os novos produtos possa ter gerado dúvidas e informa que novas peças, destacando a composição dos sanduíches de maneira mais clara, já estão sendo produzidas”, diz o comunicado.
De acordo com o Procon-SP, a Arcos Dourados Comércio de Alimentos deve apresentar a tabela nutricional dos sanduíches, atestando a composição de cada um dos ingredientes (carne, molhos e aditivos). O órgão também pede documentos que comprovem os testes de qualidade realizados, demonstrando o processo de manipulação, acondicionamento e tempo para consumo.
Além disso, o órgão pediu que a empresa apresente “cópia dos materiais publicitários e das mídias de divulgação da linha de 2022, bem como da campanha imediatamente anterior dos sanduíches com a presença de ‘sabor acentuado de churrasco e/ou picanha’, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela empresa e por parceiros”.
Documentos de autorização de comercialização dos produtos junto aos órgãos de autorização de comercialização dos produtos junto aos órgãos oficiais e os termos das campanhas publicitárias vinculadas, também são solicitados à empresa pelo Procon-SP até a próxima segunda-feira.