O Independente faz sua estreia no Campeonato Paulista da Segunda Divisão. O Galo recebe o Rio Branco, neste domingo, às 10h, no Pradão. O ingresso custa R$ 20.
Ouça o jogo pelo Rápido no Ar e Rádio Mix 770 AM e 82,9 FM.
O Independente disputou quatro jogos-treinos antes da estreia e não venceu nenhum deles. No primeiro, empatou com o Capivariano por 1 a 1, no Pradão. Depois, foi ao Moisés Lucarelli, em Campinas, e perdeu para o time principal da Ponte Preta por 2 a 1, de virada, e com um gol nos acréscimos.
Contra o São Carlos, no Pradão, o Galo perdia por 2 a 0, quando foi buscar o empate, com dois gols de pênalti de Vitor Carvalho. Já no último teste, o alvinegro foi derrotado pelo XV de Jaú por 2 a 0, também em casa.
Do elenco galista, o goleiro João Gabriel era reserva de Romário no ano passado. O lateral-direito Renato é limeirense. Jogou a Copa São Paulo de Juniores de 2020 pela Inter em Embu das Artes, mas não foi aproveitado no Limeirão. Foi para o Assisense e agora é um dos destaques do Galo.
Na defesa, a experiência de Crepaldi, que defendeu o próprio Rio Branco no ano passado. Na lateral-esquerda o também limeirense João Victor Landgraf, com passagens pela Inter e pelo Red Bull.
No meio de campo, Parraga conta com uma boa dupla de volantes. Cristian, ex-Portuguesa, foi apontado como um dos mais regulares nos jogos-treinos. Ao seu lado está Clayson, o “ladrão de bolas do time”. Foram três temporadas com a camisa do Audax. O meia armador é Dieguinho, remanescente da temporada passada.
No ataque, Fabrício é o mais conhecido da torcida. Inclusive, marcou o primeiro gol do Independente no último Estadual. Ao seu lado estará Vitinho, um dos reforços pedidos por Parraga. Os dois trabalharam juntos no Rio Branco. Já Vitor Carvalho, ou Vitinho como é mais conhecido, é a esperança de gols do alvinegro limeirense.
O Rio Branco tem como técnico o experiente Betão Alcântara. Comandou a Inter de Limeira em 45 jogos entre 2014 e 2015. Foram 17 vitórias, 13 empates e 15 derrotas.
O Tigre se reforçou demais para a Segundona. Trouxe jogadores importantes para a divisão como o bom meia Nathan. O lateral Caboclo, da Ponte Preta, é um dos mais experientes. Willian Monteiro também merece destaque.
Os dois rivais fazem parte do Grupo 4 da Segundona, que tem ainda Itapirense, União São João, Paulista e Amparo.
No ano passado, Independente e Rio Branco empataram por 2 a 2, no Pradão. Os gols do Galo foram marcados por Eduardo Britto e Jhonathan. No ano anterior, o Independente venceu por 2 a 1, gols de Adãozinho e Marcelo em cobrança de falta aos 46 minutos do 2º tempo.
Parraga
Essa é a terceira passagem de Jorge Parraga pelo Independente. A primeira delas foi a mais vitoriosa. Em 2011, levou o Galo a conquista do título da Segundona em cima do Capivariano. Naquela final, o alvinegro jogava por dois resultados iguais. Perdeu em Capivari por 2 a 0 e devolveu o placar no Pradão, gols de João Santos, de falta e Bismark.
Em 30 jogos em 2011, o Independente, de Parraga, venceu 17, empatou 8 e perdeu apenas 5 vezes. Marcou 52 gols e sofreu 25, saldo positivo de 27 gols. Dos 90 pontos disputados, conquistou 59, um aproveitamento de 65,5%.
Parraga voltou em 2019 ao Independente e quase conquistou novamente o acesso. O Galo chegou até a terceira fase da Segundona. Na última rodada, precisava vencer o Amparo, no Pradão e ainda torcer para o Paulista não perder para o Assisense, em Jundiaí.
O Galo fez a sua parte e venceu por 3 a 2. Mas surpreendentemente, o Paulista foi derrotado em pleno Jayme Cintra.
Em 24 jogos em 2019, o Independente venceu 11, empatou 6 e perdeu 7. Marcou 34 gols e sofreu 20, saldo positivo de 14 gols. Dos 72 pontos disputados, conquistou 39, um aproveitamento de 54%.
Parraga é o sétimo treinador que mais comandou o Independente na história. São 54 jogos, com 28 vitórias, 14 empates e 12 derrotas. Seu ataque marcou 86 gols e sua defesa sofreu 45.
Parraga assumirá o sexto lugar na sexta rodada da Segundona, quando empatará em número de jogos com Milton Buzetto: 60. Acima de Parraga ainda estão: Álvaro Gaia (125 jogos), Galdino Machado (101), Bassinho (80), Edson Só (78) e Toninho Maldonado (72).
CURIOSIDADE
Jorge Parraga é pé quente e isso todos no Independente sabem. Por isso, ele voltou. Será sua terceira estreia pelo Galo e os números são favoráveis. Segundo levantamento feito pelo amigo Kina Mercuri, o treinador venceu suas duas estreias anteriores pelo alvinegro: 3 a 2 diante do Bariri, em 2011, no Limeirão e 6 a 0 sobre o Jaguariúna, no Pradão, em 2019. Será que faz a trinca?
Independente x Rio Branco
Independente – João Gabriel; Renato, Crepaldi, Arthur e João Victor Landgraf; Cristian, Cleyson e Dieguinho; Thiaguinho, Vitor Carvalho e Fabrício. Técnico – Jorge Parraga.
Rio Branco – Naylan; Caboclo, Gui Dias, Zarelli e Gabriel Neves; Índio, William Monteiro, Caubi e Nathan; Otávio e Vitor Hugo. Técnico – Betão Alcântara.
Árbitro – Gabriel Henrique Meira Bispo
Local – Estádio Comendador Agostinho Prada, às 10h.