A Seleção Brasileira de Futebol conhecerá hoje os seus adversários de grupo na Copa do Mundo do Catar. O sorteio acontece às 13h (de Brasília) no Centro de Convenção e Exibição em Doha e será comandado por Carli Lloyd (bicampeã mundial de futebol feminino com os Estados Unidos), Samantha Johnson (jornalista) e Jermaine Jenas (comentarista).
Oito ex-jogadores foram convidados para o evento, entre eles o lateral-direito brasileiro Cafu, ex-São Paulo e Palmeiras, que esteve em três finais seguidas de Mundial: 1994, 1998 e 2002. O ex-jogador é uma espécie de embaixador da Fifa (garoto-propaganda) e participa de eventos, lançamentos e faz até vistoria em estádios.
Além de Cafu, presenças do lendário Lothar Matthaus, campeão da Copa de 1990 com a Alemanha, de Tim Chill (Austrália), Rabah Madjer (Argélia), Ali Daei (Irã), Jay Jay Okocha (Nigéria) e o técnico Bora Milutinovic (Sérvia/México). Representando o país-sede estará Adel Ahmed.
O Brasil é um dos oito cabeças de chave.
O Brasil, do técnico Tite, está no Pote 1, junto com Argentina, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Portugal e Catar (país sede).
As demais seleções confirmadas até o momento para o Mundial são: Equador, Uruguai, Croácia, Dinamarca, Holanda, Polônia, Sérvia, Suíça, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irã, Japão, Camarões, Gana, Marrocos, Senegal, Tunísia e Canadá.
Outras duas seleções garantiram vaga na última rodada das Eliminatórias da Concacaf na quarta-feira, são elas México e Estados Unidos. Já a Costa Rica garantiu vaga na repescagem e vai encarar a Nova Zelândia, em junho.
O México confirmou a classificação ao vencer El Salvador por 2 a 0, com gols de Antuna e Raúl Jiménez. Os Estados Unidos perderam para a Costa Rica por 2 a 0, mas garantiram a vaga graças ao saldo de gols. O selecionado norte-americano podia perder por até cinco gols de diferença.
Restam apenas três vagas e elas serão distribuídas desta forma: uma para a Europa (País de Gales x Ucrânia ou Escócia); uma da Conmebol x Ásia (Peru x Emirados Árabes Unidos ou Austrália) e uma da Concacaf x Oceania (Costa Rica x Nova Zelândia).
Ranking
Após uma campanha irretocável nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Brasil voltou ao topo do ranking da Fifa, agora com 1.832 pontos. Nossa seleção não figurava no lugar mais alto desde agosto de 2017, quando foi ultrapassada pela Alemanha. Após quatro anos, a Bélgica perdeu o primeiro lugar e agora soma 1.827 pontos, em segundo lugar.
A única novidade no Top 10 do ranking da Fifa em relação à última atualização é a promoção do México, que subiu para a 9ª posição, ultrapassando a Holanda. Ranking: 1) Brasil 1.832; 2) Bélgica 1.827; 3) França 1.789; 4) Argentina 1.765; 5) Inglaterra 1.761; 6) Itália 1.723; 7) Espanha 1.709; 8) Portugal 1.674; 9) México 1.658 e 10) Holanda 1.658.