Palmeiras e São Paulo farão a final do Campeonato Paulista pelo segundo ano consecutivo. O Tricolor conquistou a vaga para a decisão ao derrotar o Corinthians por 2 a 1, domingo no Morumbi.
Welington abriu o placar com um golaço no primeiro tempo e Alisson ampliou na etapa complementar. No fim, Jô aproveitou uma falha incrível do goleiro Jandrei para descontar.
A lesão de Fagner no início atrapalhou os planos do treinador Vítor Pereira, que precisou colocar Róbson Bambu em seu lugar, deslocando João Victor para a lateral-direita. Vale lembrar que o português tinha a opção de João Pedro, ex-Palmeiras, no banco.
Vítor Pereira justificou o desgaste físico para explicar a derrota do Corinthians. Em sua visão, o São Paulo entrou em campo muito acima fisicamente. Ele entende que o Timão sofreu muito nas quartas de final, quando eliminou o Guarani, nos pênaltis, na Néo Química Arena.
O time treinado por Rogério Ceni busca seu 23º título do torneio do qual é o atual campeão.
O Palmeiras jogará a final do Paulistão pelo terceiro ano seguido. A equipe alviverde conseguiu a vaga na decisão ao vencer o Red Bull Bragantino por 2 a 1, sábado no Allianz Parque. Murilo e Rony asseguraram o triunfo. Os visitantes foram às redes com Realpe. Verdão buscará seu 24º título estadual.
De contrato renovado até o fim de 2024, Abel Ferreira viu mais uma boa exibição de seu time diante de um rival organizado, superior em alguns momentos, que fez pressão até o fim e vendeu caro a derrota. Prestigiado, o treinador português comandará a equipe em sua nona decisão e persegue o quinto título em menos de um ano e meio de trabalho.
As datas e horários das finais do Paulistão foram definidas ontem pela Federação Paulista de Futebol. O primeiro jogo será no Morumbi, nesta quarta-feira, às 21h40. O segundo jogo será no domingo, às 16h, no Allianz Parque. A WTorre autorizou o duelo neste dia, uma vez que estádio receberá o show do Maroon 5 no dia 5.
Abel renova
Abel Ferreira renovou seu contrato por mais duas temporadas com o Palmeiras – até o fim de 2024. O português terá um aumento salarial considerável, a nível Europa.
Contratado em outubro de 2020, Abel chegou a oito finais e conquistou quatro títulos em menos de dois anos. Entre as conquistas estão o bicampeonato da Taça Libertadores da América em 2020 e 2021, a Copa do Brasil de 2020 e a Recopa Sul-Americana em 2022.
Nesta temporada, o técnico português também levou a equipe alviverde ao vice-campeonato mundial, sendo derrotado pelo Chelsea na decisão.
Abel é o maior campeão internacional do Palmeiras, superando Felipão (Libertadores de 1999 e Mercosul de 1998) e Ventura Cambon (Mundial de 1951). Além disso, igualou os uruguaios Humberto Cabelli e Cambon na 4ª posição dos técnicos com mais títulos de campeonato pelo clube (quatro), ficando atrás apenas de Felipão (seis), Oswaldo Brandão (sete) e Vanderlei Luxemburgo (oito).
Desde sua estreia, Abel Ferreira soma 124 jogos, com 69 vitórias, 27 empates e 28 derrotas.
SÃO PAULO 2 X 1 CORINTHIANS
GOLS – Welington, aos 41 minutos do primeiro tempo. Alisson, aos 18, e Jô, aos minutos do segundo tempo.
LOCAL – Morumbi.
ÁRBITRO – Vinicius Gonçalves Dias Araújo.
PÚBLICO – 53.924 presentes.
RENDA – R$ 3.827.034,00.
SÃO PAULO – Jandrei; Rafinha (Igor Vinícius), Diego Costa, Léo e Welington (Miranda); Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Talles), Alisson (Rigoni) e Igor Gomes; Eder (Luciano) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
CORINTHIANS – Cássio; Fagner (Robson Bambu), João Victor, Gil e Piton (Adson); Du Queiroz, Paulinho (Júnior Moraes), Renato Augusto, Giuliano (Jô) e Willian (Gustavo Mosquito); Róger Guedes. Técnico: Vitor Pereira.