O bom filho à casa torna. O Independente tem novo técnico, ou melhor, um velho conhecido da torcida alvinegra. Jorge Parraga está de volta a Vila Esteves e ao lado de Álvaro Gaia, começará a formar o time para a disputa da Segundona de 2022.
Será a terceira passagem do treinador ao Pradão. A primeira delas foi a mais vitoriosa. Em 2011, levou o Galo a conquista do título da Segundona em cima do Capivariano. Naquela final, o alvinegro jogava por dois resultados iguais. Perdeu em Capivari por 2 a 0 e devolveu o placar no Pradão, gols de João Santos, de falta e Bismark.
Em 30 jogos em 2011, o Independente, de Parraga, venceu 17, empatou 8 e perdeu apenas 5 vezes. Marcou 52 gols e sofreu 25, saldo positivo de 27 gols. Dos 90 pontos disputados, conquistou 59, um aproveitamento de 65,5%.
Os principais artilheiros em 2011 foram Leandro Neves (8 gols), Thiago Pereira (7), Gustavo (6), Gilberto (5), Ângelo (5) e Bismarck (5).
O Independente tinha como time base: Diego; Murilo Silva, Petterson, Gilberto Alemão e Thiago Pereira; Carlos Diego, Matteus e Felipe Nunes; Leandro Neves e Bismark. Também foram muito aproveitados: Jean, Márcio, Alexandre, Gustavo, Thiago Blummer, João Santos e Matheus Martins.
Parraga voltou em 2019 ao Independente e quase conquistou novamente o acesso. O Galo chegou até a terceira fase da Segundona. Na última rodada, precisava vencer o Amparo, no Pradão e ainda torcer para o Paulista não perder para o Assisense, em Jundiaí.
O Galo fez a sua parte e venceu por 3 a 2. Mas surpreendentemente, o Paulista foi derrotado em pleno Jayme Cintra.
Em 24 jogos em 2019, o Independente venceu 11, empatou 6 e perdeu 7. Marcou 34 gols e sofreu 20, saldo positivo de 14 gols. Dos 72 pontos disputados, conquistou 39, um aproveitamento de 54%.
Os principais artilheiros foram Lucas Mineiro e Kaio (6 gols), Higor Baratinha (5), Matheus Petrulio e Gabriel Ramalho (3).
O time base do Independente tinha: Felipe; Gabriel Medeiros, Eduardo Brito, Esaul e Kaio; Gustavo Gomes, Igor Cursino, Lucas Marques e Matheus Petrulio; Lucas Mineiro e Higor Baratinha.
Sétimo da lista
Parraga é o sétimo treinador que mais comandou o Independente na história. São 54 jogos, com 28 vitórias, 14 empates e 12 derrotas. Seu ataque marcou 86 gols e sua defesa sofreu 45.
Parraga assumirá o sexto lugar na sexta rodada da Segundona, quando empatará em número de jogos com Milton Buzetto: 60.
Acima de Parraga ainda estão: Álvaro Gaia (125 jogos), Galdino Machado (101), Bassinho (80), Edson Só (78) e Toninho Maldonado (72).