Diversas árvores na avenida Souza Queiroz, ao lado da Machina D’Andréa, receberam poda nos últimos dias, em Limeira. O serviço, feito também pela concessionária Elektro quando há interferência na rede elétrica, apresentava indícios de “poda drástica”, ou seja, quando é cortado mais do que o devido.
O Rápido no Ar questionou a prefeitura sobre a situação. O Executivo explicou o seguinte: “a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura informa que neste caso a empresa concessionária Elektro realizou a poda de rebaixamento dessa árvore da espécie Ligustrum para posterior remoção. A Elektro é acionada nesse tipo de caso em razão da interferência com a rede elétrica. A árvore foi licenciada para substituição pelo Departamento de Política Ambiental (DPA). O próximo passo é a remoção de galhos e tronco pela empresa Forty e em seguida será feito o plantio pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura”.
A pasta do meio Ambiente também informou que “está sendo feito o licenciamento para substituição nos casos analisados com tomógrafo e vistoria técnica e comprovado o estado fitossanitário ruim ou péssimo. A remoção também é autorizada quando a árvore não comporta mais podas para livramento dos galhos na rede, está danificando passeios (mesmo com podas já realizadas e ampliação do espaço onde estão plantadas) ou causando danos a imóveis”.
Em caso de dúvidas, a recomendação é que a população consulte o DPA pelo telefone 3442-9628.