O navio MSC Splendida permanece atracado no Porto de Santos, no litoral paulista, com um surto de Covid-19 desde essa quinta-feira (30). No navio, como no caso mostrado mais cedo do Costa Diadema em Salvador, há limeirenses.
As noivas limeirenses Mônica Faccioni (@mo_faccioni) e Jéssica Malagueta (@je_malagueta) conversaram com a equipe do Rápido no Ar e relataram que foram informadas hoje que o cruzeiro teria sido cancelado e que elas iriam desembarcar na manhã deste sábado, 1º de janeiro, por volta das 8h30.
Assista alguns trechos que elas publicaram nas redes sociais:
De acordo com Mônica, o navio saiu no último domingo com destino a Porto Belo, em Santa Catarina, onde puderam desembarcar. Em seguida, foram para Balneário Camboriú, onde os passageiros foram impedidos de descer. “Ninguém explicou por que não podíamos descer e apenas falaram que a Anvisa estava lá”, relatou Mônica.
A partir deste momento, Mônica conta que o sinal da TV foi cortado e a conexão com a internet começou a ficar lenta.
A viagem para Ilha Bela, mas por volta da meia noite eles foram avisados que não poderiam atracar e teriam de retornar para Santos. “Foi tudo muito rápido, questão de quarenta minutos do aviso sobre Ilha Bela, o navio já estava atracando em Santos”, relata a jovem.
Após serem informados sobre a mudança, os passageiros teriam sido avisados que iriam receber um voucher de US$ 200, aproximadamente R$ 1.114,00, para compensar. E que iriam atracar no litoral paulista para o desembarque dos passageiros que estava em isolamento. Depois disso, não houve mais informações. Apenas às 15h desta sexta-feira (31) foram avisados que não iriam mais para o Rio de Janeiro e que o cruzeiro havia sido cancelado.
Jéssica conta que os passageiros ficaram sem informação alguma a respeito do que estava acontecendo. “Eles não falam nada e quando falam é em cima da hora”, conta.
Um áudio compartilhado por elas mostra o momento em que a tripulação informa que a o navio MSC Splendida não teria tempo hábil para chegar no Rio de Janeiro para acompanhar as queimas de fogos, conforme havia sido planejado. “Não tem outra opção, se não a difícil decisão de cancelar o cruzeiro. Lamentamos pelo ocorrido e por essa situação desconfortável. Seguimos oferecendo as seguintes opções, um voucher crédito no valor do seu cruzeiro original ou reembolso total dos valores pagos no cruzeiro”, diz um trecho do comunicado.
Porém, as jovens relatam que foram informadas que teriam de resolver isso com a agência contratada.
Elas também contaram que até a madrugada de quinta-feira (30) estava havendo “balada” no navio, com pessoas sem máscara e se aglomerando.
Na tarde de hoje, receberam uma fita para colocarem nas malas e foram informadas que iriam desembarcar na manhã de sábado. Mas não foi feito nenhum teste para Covid-19 até o momento.
No início da noite de hoje, após parte dos passageiros desembarcarem, de acordo com Jéssica, o navio saiu do Porto de Santos e não foi informado para onde eles seguiriam.
Surto de Covid
De acordo com a Anvisa, foram identificados 51 tripulantes e 27 passageiros com Covid-19 até o momento. E também 54 pessoas que tiveram contato com os positivados. As 132 pessoas desembarcaram e foram transportadas em veículos específicos para Santos.
A Anvisa também informou que investiga o cenário epidemiológico da embarcação, nos termos da Portaria GM/MS 2.928/2021 do Ministério da Saúde. Além do MSC Splendida, o Costa Diadema, que também tem limeirenses, teve suas atividades interrompidas pela Anvisa.
O Rápido no Ar tenta contato com a MSC, mas não obteve resposta até o momento e deixa o espaço aberto para a comunicação da empresa.