A Defesa Civil de Campinas realizou 743 desinfecções de locais públicos no ano de 2021 com o intuito de prevenir e combater a transmissão da covid-19. As ações de higienização ocorreram em locais com grande circulação de pessoas (terminais de ônibus) e de atenção às pessoas vulneráveis como centros de saúde, serviços de assistência social e Instituições de Longa Permanência de Idosos.
Ainda nesta semana, as equipes do serviço irão desinfectar os centros de saúde Ipaussurama, Satélite Iris I, Jardim Florence, Santa Lúcia e Integração.
Com o objetivo de integrar a estratégia complementar de saúde pública, as higienizações também auxiliam no controle da doença. Segundo o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, as ações, que vão continuar em 2022, vão ao encontro da necessidade de apoio reportada pelas secretarias municipais de Saúde e de Serviços Públicos.
“Além da desinfecção em si, é uma contribuição principalmente para a população. As pessoas, ao verificarem que o poder público está realizando esse trabalho, se sentem mais estimuladas a tomarem individualmente e coletivamente as medidas sanitárias. É uma iniciativa preventiva”, disse Furtado.