Após uma sessão deserta, o Bar-Café do Teatro Vitória terá viabilizada uma nova concorrência, na tentativa de ocupar o espaço dentro do estabelecimento cultural que fica no Centro de Limeira. Por se tratar de uma área pública, há trâmites para a concessão a pessoa ou empresa que queira assumir o espaço, de acordo com regras como comercializar determinados alimentos e bebidas e ter o funcionamento em horário condizente com as atividades do teatro.
Diretora de Cultura, Janaína Luz explica que o desinteresse é creditado ao momento ainda de instabilidade, sobretudo relacionado às atividades culturais, que demandam aglomeração. “O setor cultural acaba sendo mais atingido, é o primeiro a ser fechado, então as pessoas ficam inseguras em investir”, relata, sobre a principal preocupação para exploração do espaço.
Outro fator é o quanto a pandemia limitou artistas na criação de novos projetos e o desenvolvimento presencial dos mesmos, como ensaios com elenco, e também os quase dois anos em que o público ficou longe de equipamentos como este, com atividades culturais. Se por um lado algumas ainda têm receio de voltar, por outro, muitas que frequentariam ainda estão com a renda comprometida devido aos reflexos econômicos, como pondera a diretora.
De acordo com a diretora, a nova sessão deve ser marcada pelo Departamento de Gestão de Suprimentos após manifestação do secretário de Cultura, José Farid Zaine, assim que o processo for encaminhado para a pasta. Para a sessão, vale a maior proposta e o prazo mínimo de concessão é de um ano, podendo ser prorrogado.