Iracemápolis completou nesta segunda-feira (22) dois meses sem registrar nenhum óbito em decorrência da Covid-19.
De acordo com o departamento de Vigilâncias em Saúde, o último óbito ocorreu em 22 de setembro. No entanto, a documentação que confirmava a morte pela doença chegou posteriormente, já que a pessoa estava hospitalizada fora da cidade. A entrada do óbito no Boletim Epidemiológico ocorreu em 29 de setembro.
“Em 27 de outubro, acrescentamos a divulgação de três óbitos pelo mesmo motivo que é a chegada posterior da documentação de confirmação de pessoas que também estavam fora da cidade. No entanto, fato é, que a última morte ocorreu em 22 de setembro”, comenta a diretora do setor, Vivian Graziela da Silva.
A documentação que confirma o óbito por covid-19, em caso de pacientes fora da cidade, é enviada por hospitais de referência e de convênios particulares. Por isso, a diferenciação entre o prazo do óbito e a confirmação em Boletim Epidemiológico.
A responsável destaca ainda que, mesmo com a redução dos casos e mortes, é muito importante manter a cautela quando aos sintomas e os cuidados de higienização e uso de máscaras.