O Instagram pode ser uma poderosa ferramenta de marketing digital para marcas e empresas. Porém, é importante saber utilizá-lo de forma a envolver e se aproximar ainda mais do público-alvo que se deseja conquistar. Confira então algumas dicas para empresas que podem ajudar:
Entre em sintonia com o público-alvo: busca conhecer profundamente as pessoas que devem ser atingidas com as mensagens é algo fundamental quando se trata de envolvê-las. Por isso, é importante saber um pouco mais do que gênero, idade e localização. Identificar seus problemas e oferecer soluções criativas para eles, por exemplo, pode ser uma ótima ideia.
Use ótimas imagens: afinal, o Instagram é sobre isso. Quem utiliza esta rede social está interessado em ver imagens e interagir com elas. Mas lembre-se que fotos de arquivo ou posadas podem não ser a melhor alternativa. Por isso, considere fazer algumas imagens mais naturais, até dos funcionários ou dos bastidores de um evento. Isso humaniza a empresa e faz com que os usuários se sintam mais próximos
Comece com algo chamativo: a legenda das imagens não deve ser muito longa. Por isso, busque despertar a curiosidade do público logo na primeira frase, cativando-o e fazendo com que busque interagir com a publicação. Lembre-se que o foco é a imagem, o que faz com que textos longos sejam geralmente ignorados.
Atenção às hashtags: elas aumentam o envolvimento do usuário e fazem com que uma imagem seja encontrada com mais facilidade. O uso de hashtags é algo natural no Instagram e deve ser feito sempre com atenção. Busque por palavras que estejam relacionadas com seu nicho, de forma que popularizem ainda mais suas imagens e mensagens.
Use emojis: atualmente, incluir emojis em mensagens é considerado algo simpático e que ajuda a transmitir a personalidade da marca, facilita o entendimento da mensagem e ainda humaniza a empresa. Lembre-se que o Instagram é um ambiente informal de troca de informações e utilizar emojis é uma forma de fazer sua mensagem parecer algo mais natural.
A gestão de mídias sociais deve ser feita com extremo cuidado. Cada rede social tem sua peculiaridade, portanto devem ser trabalhadas de forma individual. Vale a consulta a uma agência de marketing digital sobre como esse tipo de serviço pode ajudar a sua empresa a crescer.