Hoje, a General Motors celebrou um marco importante no seu compromisso com o futuro 100% elétrico. O presidente dos EUA Joe Biden, a diretoria da GM, funcionários da fábrica e outros oficiais estiveram presentes na grande inauguração Factory ZERO.
A instalação está pronta para iniciar a produção de veículos elétricos (EVs) na antiga fábrica de montagem de Detroit-Hamtramck, menos de dois anos depois que a GM anunciou o investimento de 2,2 bilhões de dólares para renovação da fábrica que irá montar uma variedade de veículos 100% elétricos.
Entre os modelos que serão produzidos lá estão a picape GMC HUMMER EV 2022, o GMC HUMMER EV SUV 2024, a Chevrolet Silverado EV e o Cruise Origin, além de outros que ainda serão anunciados.
“Este é um dia monumental para toda a equipe GM. Nós renovamos as instalações da Factory ZERO com a melhor e mais avançada tecnologia do mundo para produzir EVs da mais alta qualidade para nossos clientes”, disse a presidente e CEO da GM Mary Barra.
A estreia da Plataforma Ultium na Factory ZERO
Todos os EVs da Factory ZERO serão produzidos com a plataforma Ultium da GM, o coração da estratégia de produtos elétricos da empresa. A plataforma Ultium engloba a arquitetura veicular e componentes de propulsão como células de bateria, módulos, packs, unidades de acionamento, motores EV e eletrônica de potência integrada, tornando-a fundamental em fábricas onde os EVs são montados.
Por meio da plataforma Ultium, a GM realizará uma mudança estratégica na cadeia de valor em sua rede de fábricas de montagem de veículos, já que a empresa é capaz de padronizar e otimizar os processos de maquinário, ferramentas e montagem. Essa flexibilidade permite menores investimentos de capital e maior eficiência à medida que ocorrem transformações adicionais nas tecnologias de montagem.
Factory ZERO – uma vantagem competitiva
A GM reformulou a Factory ZERO para a produção de EVs investindo dois terços do capital necessário para construir uma fábrica greenfield, tornando a instalação um modelo para futuras renovações fabris da GM. À medida que a empresa continua sua transição para um futuro totalmente elétrico, a GM economizará até 15 bilhões de dólares em custos de capital até 2030 por meio da renovação das instalações de manufatura existentes em comparação à construção do zero. O número cresce para 20 bilhões a 30 bilhões de dólares na transição de 100% das fábricas da GM nos EUA para apoiar a produção de EV. Esse capital pode ser redistribuído de forma mais estratégica para produtos, serviços e tecnologias adicionais voltados para o cliente.
Além das vantagens financeiras, o compromisso da GM em renovar sua rede existente de instalações fabris durante a transição para os elétricos também economiza tempo. A aceleração dos lançamentos e o início da produção permitem que a empresa forneça novos e invoadores EVs aos clientes mais cedo. A pré-produção das picapes HUMMER EV 2022 começou na Factory ZERO em setembro e até o fim do ano, or primeiros clientes terão sua GMC HUMMER entregue.
“Para atender à nossa ambiciosa transição para os EVs, a capacidade de montagem de veículos elétricos da GM na América do Norte chegará a 20% em 2025 e, em seguida, 50% em 2030”, disse Gerald Johnson, vice-presidente executivo de Manufatura e Sustentabilidade Global da GM. “A Factory ZERO serve como um modelo para as transições que ocorrerão em outras fábricas ao redor do mundo nos próximos anos.”
Usando ferramentas virtuais e trabalhando em paralelo com equipes de engenharia de produção, a GM reduziu o tempo de inauguração da fábrica pela metade – de dois para menos de um ano – criando uma vantagem competitiva. Em comparação, o planejamento e a construção de uma fábrica de montagem greenfield pode levar até quatro anos, desde a seleção do local até a produção do veículo.
A GM estima que 80% do processo de montagem de um EV é igual ao dos veículos a combustão. Este é outro fator de velocidade para a empresa que aperfeiçoou seus próprios processos de fabricação, padronizados ao longo de muitas décadas. Isso possibilita lançar seu portfólio de EVs em expansão com mais rapidez, qualidade superior e menor custo.
O maior diferencial da Factory ZERO são as pessoas
A equipe da Factory ZERO da GM é apoiada por mais de 90.000 profissionais da manufatura global da GM, que têm 1,4 milhão de anos de experiência coletiva. Eles estão gerenciando uma média de 11 grandes lançamentos por ano, tanto de carros à combustão interna quanto de EVs. Assim, a GM consegue produzir um EV no mesmo número de horas de trabalho que leva para construir um veículo à combustão.
“Nossas pessoas são a verdadeira vantagem competitiva da GM – um diferencial que você simplesmente não pode comprar ou formar rapidamente”, disse Johnson. “Na Factory ZERO, estamos aproveitando essa experiência junto à prática, o que proporcionará o lançamento de elétricos e autônomos com segurança, qualidade e velocidade, enquanto continuamos a reduzir o custo por unidade.”
Factory ZERO – um compromisso com a sustentabilidade
Como uma fábrica de EVs, a Factory ZERO desempenha um papel importante no compromisso da GM de eliminar as emissões de novos veículos leves até 2035 e se tornar neutra em carbono até 2040. A empresa já se comprometeu a investir 35 bilhões de dólares em veículos elétricos e autônomos e tem planos para lançar mais de 30 modelos EV em todo o mundo até 2025. A Factory ZERO serve como uma prova material do compromisso da GM em administrar seus negócios de maneira sustentável.
Os destaques da Factory ZERO incluem:
Reutilização ou reciclagem de quase todos os materiais que saíram da instalação durante a reforma, incluindo concreto triturado do antigo chão da fábrica, que foi reaproveitado para estradas temporárias ao redor do local.
A água da chuva será reciclada para reduzir os custos de descarte e compensar o custo da água potável.
Água pluvial tratada será usada em torres de resfriamento e no sistema de supressão de incêndio da fábrica.
O local possui um estacionamento solar de 30 quilowatts e um painel solar fotovoltaico no solo de 516 kW da DTE Energy.
O local da Factory ZERO tem um habitat de vida selvagem de 16,5 acres que abriga raposas e perus, entre outras espécies.
Por meio da Factory ZERO, a GM está demonstrando sua capacidade de liderança em manufatura e prontidão para o que será uma transformação fundamental na mobilidade conforme a empresa faz a transição para o futuro totalmente elétrico.