Um dos carros mais vendidos da história da Volkswagen no Brasil, o Gol deve sair de linha em 2022 e deve ser substituído pelo Polo Track.
Neste ano algumas versões do modelo já podem deixar de serem oferecidas, como é o caso do modelo com motor 1.6 de 104 cv com câmbio manual (R$ 75.250).
Fabricado desde 1980, quando chegou para substituir o Fusca e foi líder de vendas por quase trinta anos. O Gol é considerado um dos maiores sucessos da montadora no país e por isso essa sobrevida de mais um ano. A mesma sorte não tiveram o Fox e Up! que saíram de linha este ano.
Investimento até 2026
A Volkswagen vai investir 7 bilhões de reais entre 2022 e 2026 para fortalecer ainda mais sua posição competitiva neste importante mercado e preparar-se para uma lucratividade sustentável. Além de mais projetos locais de veículos, a digitalização e a descarbonização devem receber um impulso adicional na América do Sul. Isso inclui um centro de pesquisa de biocombustíveis para desenvolvimento de tecnologia complementar à ofensiva global de eletrificação da Volkswagen.
“A América Latina é um importante mercado para a Volkswagen. Nos últimos dois anos, alcançamos uma boa posição na região por meio de um programa de reestruturação bastante consistente. Estamos agora conduzindo a implementação da nossa estratégia ACCELERATE com um grande programa de investimentos, fortalecendo nossa posição competitiva na região e nos preparando assim para atingir uma lucratividade sustentável”, afirma o CEO da Volkswagen Ralf Brandstätter.
Nova família de carros compactos para desenvolver o segmento de entrada
A Volkswagen está dando continuidade à sua estratégia de sucesso na América Latina focando num portfólio modelado para as necessidades da região, com o lançamento de uma família de carros compactos para o segmento de entrada a partir de 2023. O primeiro modelo é o Polo Track, baseado na plataforma MQB. Dessa forma, a Volkswagen do Brasil pode desenvolver um mercado em rápido crescimento eficientemente e com um alto nível tecnológico. O uso da plataforma MQB também resulta em economia nos custos de desenvolvimento. O Polo Track será produzido na fábrica de Taubaté, no Brasil.
“O alto nível dos investimentos futuros em nossa região demonstra a grande importância do mercado latino-americano para a Volkswagen. Isso tem base em três fatores de sucesso: a excelente produtividade de nossas fábricas, alcançada com o apoio dos acordos com os sindicatos de trabalhadores, o destacado desempenho de toda a equipe e nosso intenso foco nos desejos de nossos clientes latino-americanos”, destaca Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.