O atendimento ambulatorial a pacientes que enfrentam sequelas em decorrência do coronavírus passará a funcionar, a partir desta sexta-feira (22), na Policlínica. Denominado “Ambulatório Covid”, o serviço da Prefeitura de Limeira proporcionará acolhimento e cuidado necessário à recuperação dessas pessoas.
O “Ambulatório Covid” já operava na Unidade de Referência Coronavírus (URC), no hospital Humanitária. Porém, com o fim do convênio, foi preciso estruturar um novo local para receber adequadamente esses pacientes. Segundo o secretário de Saúde, Vitor Santos, a escolha foi pela Policlínica, sobretudo pela facilidade de acesso. A unidade fica na Av. Ana Carolina de Barros Levy, 220, no Centro. Os atendimentos serão das 7h às 16h.
A diretora de Urgência e Emergência da pasta, Maria Fernanda Olívio Dionizio, ressalta que todos os retornos agendados na URC já estão sendo remarcados na Policlínica. Ela destacou ainda que a Covid-19 é uma doença complexa, que exige cuidados não apenas durante o período em que o vírus está ativo no organismo, mas também após a alta hospitalar.
Entre os problemas mais frequentes, Maria Fernanda cita disfunções neurológicas e renais, perda de força muscular e da capacidade pulmonar, distúrbios psicológicos, carências nutricionais e até mesmo disfunções de ordem dermatológica, como queda de cabelo.
O atendimento do “Ambulatório Covid” só ocorre por meio de encaminhamento hospitalar ou do Laboratório Municipal – este último, para os pacientes que testarem positivo para a doença. No ambulatório, o usuário será avaliado pelo médico, que identificará as necessidades de tratamento e encaminhará essa pessoa aos especialistas da rede.
Maria Fernanda ressalta que, em caso de suspeita de Covid-19, os munícipes devem procurar o quanto antes as unidades de Pronto-Atendimento ou os hospitais, para o diagnóstico precoce da doença.